Ocupação completa 48 horas sem posição da UFV sobre a PEC 241

Reitora disse que vai aguardar decisão do Conselho Universitário (CONSU); Manifestantes prometem ocupação por tempo indeterminado.


A ocupação estudantil no edifício Arthur da Silva Bernardes, prédio principal da Universidade Federal de Viçosa (UFV), completou 48 horas às 11 horas da noite desta quarta-feira (19).  O grupo é contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) de número 241 que estabelece um teto para os gastos públicos pelos próximos 20 anos. Os manifestantes também defendem pautas locais que envolvem bolsas de permanência, moradia e alimentação.

Estudantes se reuniram em assembleia e chamaram reitora para conversar. Foto: Artur Vieira / VN
Estudantes se reuniram em assembleia, chamaram reitora para conversar e pediram um posicionamento oficial da UFV a respeito da PEC. Foto: Artur Vieira / VN

Durante a tarde do segundo dia de ocupação, os estudantes se organizaram em assembleia, do lado de fora do edifício ocupado, e convocaram a presença da reitora Nilda de Fátima Ferreira Soares à reunião. Segundo nota publicada na página do movimento, a reitora compareceu, mas não se posicionou se é contra ou favorável à PEC 241. Os manifestantes explicam que a reitora não quis manifestar sua opinião pessoal, mas deixou claro em sua fala que defenderá, como reitora, a decisão do Conselho Universitário (CONSU). O órgão se reunirá nesta sexta-feira (21) para deliberar sobre o assunto.

Os estudantes declaram ainda que a reitora “ignora seu papel de representante de uma instituição que exerce um papel moral e ético com a sociedade”. O grupo alertou que continuará a ocupação por tempo indeterminado até ter suas exigências atendidas.

Também através de nota, a administração da UFV disse estar “sempre aberta ao diálogo” e “entende que é possível encaminhar, nos colegiados e nas instâncias competentes, a pauta reivindicada pelos estudantes”. Ainda segundo a nota, a instituição está empregando “esforços” para “minimizar os impactos causados pela interrupção das atividades administrativas dos setores que funcionam no Edifício Arthur Bernardes”.

Um comentário sobre “Ocupação completa 48 horas sem posição da UFV sobre a PEC 241

  1. Como instituição que é subordinada e parte do governo federal a UFV só poderá manifestar favorável ‘a emenda constitucional. Ou será que o CONSU vai rebelar (). Historicamente, sempre endossou quaisquer atos da administração local e de hierarquia maior. No entanto, já se está preparando para eleições. Aí nunca se sabe, pois os pronunciamentos podem ser influenciados pela campanha eleitoral. Afinal de contas estudantes também votam. O tempo de não aumentar preço do refeitório parece que já se foi.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *