Prefeitura de Viçosa cancela carnaval e afirma investir recurso em infraestrutura

Apoio aos blocos de rua e ao SEARA está mantido.


Viçosa não terá shows e desfile de escolas de samba este ano. A informação foi confirmada pela Prefeitura da cidade na manhã desta terça-feira (19).  Por meio de nota, a Administração Municipal anunciou o cancelamento do evento CarnaViçosa 2016, que previa contratação de bandas de renome nacional, sonorização, palco, equipes de apoio e segurança, brigadistas, banheiros químicos e demais estruturas no valor estimado em R$ 297.800,00.

Segundo a nota, a decisão pelo cancelamento foi tomada “devido à atual conjuntura econômica do país, principalmente em função da queda de arrecadação de repasses de recursos federais e estaduais, e em consequência a possibilidade de um orçamento mais restrito para as atividades essenciais dos principais serviços à população.”

Apoio aos blocos de rua está mantido. Na foto, a concentração do bloco Quem Vem, no Bairro Fátima, em 2015.

O Executivo Municipal afirma que destinará o mesmo valor previsto para o CarnViçosa 2016 para a aquisição de uma van adaptada para transporte de alunos portadores de necessidades especiais no transporte escolar do município e para a aquisição de máquinas, equipamentos, ferramentas e veículos para a Secretaria de Obras, permitindo maior estrutura para um melhor atendimento à população.

Embora cancelada a festa oficial, o Governo Municipal ressalta que manterá o apoio às comunidades que promoverem reuniões dos tradicionais blocos carnavalescos em seus bairros, assim como o tradicional evento religioso SEARA, que acontece há 28 anos na cidade. Para tratar detalhes sobre o apoio aos blocos, a Administração se reunirá com todos os representantes destes na próxima segunda-feira, dia 25, às 19 horas, no Espaço Cultural Hervé Cordovil, na antiga estação ferroviária.

A Prefeitura já havia decidido desde Dezembro/15 pela não realização, neste ano, do também tradicional desfile das escolas de samba de Viçosa. Segundo a Prefeitura, as agremiações não se mobilizaram no decorrer do ano para se prepararem para o carnaval.

Por fim, a nota explica que os recursos para o CarnaViçosa são provenientes da arrecadação própria, não tendo qualquer vinculação com repasses de verbas de âmbito federal ou estadual, ou seja, trata-se de um tipo de recurso cujo município tem autonomia para decidir em que área investirá.

Leia a nota completa.

Um comentário sobre “Prefeitura de Viçosa cancela carnaval e afirma investir recurso em infraestrutura

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *