Dia da Consciência Negra terá marcha pela sétima vez em Viçosa

Concentração para marcha começa as 16 horas no ‘gramado da química’, no campus da UFV, ao lado do Edifício Arthur Bernardes.


VIÇOSA (MG) – A programação da Semana da Consciência Negra de Viçosa, organizada pelo Núcleo de Estudos Afro-brasileiros de Viçosa (NEAB), chega ao fim neste sábado (21). Desde a última segunda-feira o campus da UFV recebeu diversas palestras, mesas-redondas, atividades culturais, minicursos e oficinas que abordaram a situação da população negra brasileira, levantando questões como o preconceito racial, a disparidade salarial entre negros e brancos no mercado de trabalho, os índices de assassinatos de negros e negras, a hipersexualização do corpo da mulher negra, entre outros temas.

Nesta sexta-feira (20) comemora-se no Brasil o Dia da Consciência Negra e em Viçosa será realizada pela sétima vez a Marcha da Consciência Negra, que neste ano homenageia Dandara, mulher de Zumbi dos Palmares e grande referência do Quilombo dos Palmares que foi invisibilizada pela história; e Dona Alda, mulher negra viçosense que tem uma história de vida inspiradora. A concentração será às 16 horas no ‘gramado da química’, no campus da UFV, ao lado do Edifício Arthur Bernardes. De lá, a marcha segue para o centro da cidade. A partir das 20 horas, a Praça Silviano Brandão será palco de apresentações culturais, fechando a programação de sexta-feira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *