Aprovado o novo valor da multa para quem desperdiça água em Viçosa

Nova lei ainda extingue as notificações prévias e o usuário será autuado logo na primeira vez em que for flagrado desperdiçando.


VIÇOSA (MG) – A partir desta quinta-feira (5), passa-se a valer a nova lei municipal que torna mais rigorosa a punição para quem desperdiça água em Viçosa. O texto substitutivo nº 001/2015 à Lei Municipal de nº 083/2015, de autoria do Executivo, que dispõe sobre normas de controle de desperdício de água revoga as Leis Municipais nº 1.440/2001 e nº 2.475/2015, foi aprovado pelos vereadores na última terça-feira (3).

A Prefeitura informou que a medida faz parte de um conjunto de ações e medidas mais rigorosas no combate ao desperdício de água nos períodos de escassez de chuvas. A nova lei estabelece que quem for flagrado lavando calçadas, veículos ou realizando qualquer outra ação que caracterize desperdício será multado no valor de 10 UFM’s (R$ 402,00). A multa anterior era de 2 UFM’s (R$ 80,40), mas só era aplicada na terceira reincidência. Com a nova lei não haverá mais aviso prévio, ou seja, o usuário será autuado logo na primeira vez em que for flagrado desperdiçando. Em caso de reincidência a multa é dobrada e a autarquia corta o abastecimento do imóvel imediatamente.

O texto da nova lei dispõe também que todo o valor recolhido das multas deve ser exclusivamente utilizado pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Viçosa para projetos voltados para a preservação dos recursos hídricos.

Um comentário sobre “Aprovado o novo valor da multa para quem desperdiça água em Viçosa

  1. Na minha residência há mais de 1 ano que temos uma bacia embaixo do chuveiro para armazenar toda água do banho para uso no vaso. Reutilizamos também toda água da lavagem de roupa e, ainda aposentei a máquina de lavar que só é usada para a centrifugação.
    Mas sei que muitos moradores não estão dando importância aos apelos do SAAE, pois para eles nunca faltou água, Estão utilizando como se nada estivesse acontecendo. Ex. Parte alta do Bairro Santa Clara, Bom Jesus, Sagrada Família, entre outros. Sei também de pessoas que estão lavando áreas desnecessárias a noite para não serem denunciados. Ouço a todo momento, de pessoas moradoras desses bairros citados, que estão levando sua vida normal pois na casa deles não falta água, e se faltar o problema é do SAAE. Eles não estão nem um pouco preocupado com a escassez. Tem que racionar água de todos, pois só assim aprenderão a economizar!

  2. Apoiado, tem que multar enquanto existe água. Caso continue gastando sem controle, pode… vai chegar o dia em que não teremos mais água. Tudo indica que não vai adiantar furar cisterna, poço… A máquina de lavar roupa foi aposentada faz tempo, antes era para economizar energia. Reutilizo água para molhar umas plantinhas e, quase sempre, dou descarga no vaso sanitário com água, às vezes, suja de gordura!

  3. A maioria do povo já está fazendo a parte deles.agora cabe o saae e a prefeitura fazer fazer a sua parte que e o “reservatório” mas em vez disso a prefeitura só pensa em multa em aumento de taxas.só pensa em pega o dinheiro do contribuinte.cade o projeto do reservatório.não adinta multar o povo não.se vocês deixa as águas da chuva irem embora? De faço a um nha parte economizando água.e sou contra a multa.porque o saae e o nosso prefeito não está fazendo nada pra melhorar a situação de VICOSA.fique esperto gente ano que vem tem eleição.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *