Prefeito de Viçosa solicita caminhões-pipa ao Governo do Estado

Sem água nas represas, Saae estima que serão necessários 39 caminhões-pipa para abastecer a área atendida pela ETA I.


VIÇOSA (MG) – Após decretar estado de emergência frente à crise hídrica, o Prefeito de Viçosa, Ângelo Chequer, esteve nesta semana na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, onde solicitou à Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Minas Gerais a inscrição de Viçosa no programa “Operação Caminhão Pipa 2015”. A utilização de caminhões-pipa está prevista no plano de contingência da Prefeitura, que será colocado em prática caso a estiagem se prolongue por mais 30 dias.

Ângelo Chequer entrega a secretário ofício em que requer caminhões-pipa em Viçosa. Foto: Gabriel Miranda/Divulgação

No ofício entregue ao secretário, o prefeito alega que os reservatórios e sistemas de captação de água da cidade estão em “níveis alarmantes de falta de água, à beira de um colapso total”. Ângelo Chequer explicou que, caso não chova o suficiente nos próximos dez dias, o município terá de tirar água do volume morto de uma de suas represas, o que prejudicará ainda mais a vazão da água pelo sistema hídrico da cidade.

Segundo dados levantados pela recém-criada Comissão Especial de Acompanhamento da Crise Hídrica, 4.639 moradias estão sendo afetadas diariamente pela escassez de água no município, o que equivale a 15% do total de residências registradas. Em caso de necessidade de abastecimento por caminhões-pipa, serão necessários 39 veículos trabalhando entre oito a dez horas por dia, três vezes por semana.

O Prefeito foi recebido pelo tenente-coronel Ronilson Caldeira, que informou que a operação realizada pelos caminhões-pipa é feita através de recursos obtidos no Ministério da Integração Nacional, já com destino certo para o Semiárido nordestino e norte de Minas Gerais. No entanto, há possibilidade de o Governo de Minas repassar verba para a Defesa Civil atender aos municípios de outras regiões mineiras. O secretário afirmou ainda que Viçosa terá prioridade no próximo edital que contempla esse repasse.

Um comentário sobre “Prefeito de Viçosa solicita caminhões-pipa ao Governo do Estado

  1. muito interessante o ser humano! deixamos faltar água mas não deixamos faltar cervejas,cigarros,drogas,perfumes,musicas,roupas de luxo,gasolina .QUE tal pouparmos para não faltar água ,pois dias PIORES VIRÃO e os desavisados que se preparem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *