Passeata abriu campanha Outubro Rosa em Viçosa

‘Caminhada Rosa’ chamou atenção para a importância do auto exame da mama.


VIÇOSA (MG) – O centro da cidade se pintou de rosa no último sábado (3) no lançamento da campanha Outubro Rosa de 2015, cujo objetivo conscientizar as pessoas a respeito da prevenção ao câncer de colo de útero e de mama. A campanha foi oficialmente aberta no município com uma caminhada que contou com a participação de mais de 300 pessoas, organizada pela Associação de Assistência às Pessoas com Câncer (AAPEC) em parceria com a Prefeitura.

A concentração começou cedo, na Praça Silviano Brandão, onde foram distribuídas as camisas da campanha. A maioria dos participantes da passeata era formada pelos idosos do Programa Municipal da Terceira Idade (PMTI) e funcionários e usuários dos PSF’s, que foram trazidos de ônibus. A caminhada percorreu o Calçadão da Rua Arthur Bernardes, Praça do Rosário e Rua Senador Vaz de Melo. Ao final foi fornecido um lanche aos participantes.

O evento foi promovido em uma parceria entre a Associação de Assistência às Pessoas com Câncer (AAPEC) e Prefeitura de Viçosa, através da Secretaria de Saúde. A Univiçosa também é parceira no projeto. A faculdade levou seus estagiários de psicologia para a Praça. O professor Sérgio Domingues explicou que os estudantes avaliavam alguns fatores, como ansiedade, estresse e depressão, que podem estar associados às causas de alguns tipos de câncer.

Dona Maria do Carmo (63) mora na Violeira e participou da passeata. Para ela o movimento é importante “para que o tema não fique esquecido”. Ela disse que faz mamografia de 2 em 2 anos e agora que descobriu o consórcio de saúde vai aumentar a frequência. Maria contou também que já descobriu um nódulo no seio fazendo o auto exame. “A mamografia confirmou o nódulo, que era benigno, e foi retirado em cirurgia”.

Durante todo o mês estão programadas atividades e intervenções voltadas ao tema, principalmente para a divulgação da forma correta de fazer o auto exame na mama. No dia 17 de outubro acontece uma grande ação articulada com o envolvimento de todos os PSF’s da cidade. Já no fim do mês, nos dias 29 e 30, a Praça da Estação recebe uma feira de saúde, que também abordará o tema.

A AAPEC informou que entre os cerca de 400 pacientes atendidos pela instituição, 30% estão em tratamento contra o câncer de mama. A Secretaria Municipal de Saúde ainda divulgará os dados referentes à doença no município.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *