Ranking classifica UFV como a 88ª melhor universidade dos BRICS

Considerando apenas os países da América Latina, a UFV está na 70ª posição.


VIÇOSA (MG) – A UFV conquistou a 88ª posição entre as 200 melhores universidades dos países do BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) e a 70ª entre as melhores da América Latina, de acordo com oQS University Rankings 2015. Em Minas Gerais, apenas a UFV e a UFMG estão entre as 100 melhores do BRICS, e, em todo o Brasil, 18 instituições do ensino superior aparecem na lista. As colocações foram divulgadas, nesta terça-feira (7), pela organização britânica de pesquisa em educação Quacquarelli Symonds.

O resultado foi bem avaliado pela reitora Nilda de Fátima Ferreira Soares, já que, além de estar entre as 100 melhores do BRICS, a Universidade subiu cinco posições em relação ao último ranking divulgado pela QS. Essas conquistas, segundo a reitora, só foram possíveis “pela dedicação dos professores, estudantes e técnicos administrativos da UFV, associada a uma boa infraestrutura e à crescente internacionalização da Universidade, com a presença cada vez maior de professores e estudantes estrangeiros, além de mais mobilidade dos alunos para universidades de outros países”.

A classificação do QS University é baseada em pesquisas com estudantes e empregadores, combinados com dados sobre relação do número de professores por alunos, publicações de trabalhos de pesquisa e citações, além da proporção de funcionários com doutorado e percentuais de professores e estudantes estrangeiros. Dentre os oito pontos avaliados pelo ranking, o mais importante é a pesquisa com os especialistas da área. Esse quesito é responsável por 30% da pontuação total possível para cada universidade.

A 3ª edição do ranking pode ser conferida aqui.

Fonte: CCS/UFV

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *