Tirando o atraso: Prefeitura foca ações nos Bairros Nova Viçosa e Posses

Administração tenta se aproximar da comunidade através do projeto Prefeitura Itinerante, que leva obras, serviços, diversão e cidadania aos bairros periféricos da cidade.


VIÇOSA (MG) – Um dos maiores conglomerados residenciais da cidade, com mais de 8 mil pessoas, os Bairros Nova Viçosa e Posses voltam a receber atenção do executivo municipal, após anos sem grandes obras. A região recebeu, durante a última semana, o programa Prefeitura Itinerante, que já passou pelos distritos de Cachoeira de Santa Cruz e Novo Silvestre.

Durante as últimas semanas, Nova Viçosa e Posses vem recebendo uma série de serviços e obras, como asfaltamento e manutenção de ruas, construção e pintura de meios-fios, poda de árvores, instalação de lixeiras e papeleiras e manutenção em bocas de lobo e bueiro. As ruas dos bairros também receberam nova sinalização de trânsito, com a instalação de placas, quebra-molas, faixas de pedestre, pintura de divisões de pista e alterações no fluxo de algumas vias.

Segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura, vários desses trabalhos terão continuidade, mesmo após o encerramento da Prefeitura Itinerante, como o mutirão de limpeza com recolhimento de entulho das ruas, que já recolheu toneladas de lixo da região. Ainda segundo a Prefeitura, o recente trabalho de patrolamento das estradas rurais também terá continuidade, inclusive com o cascalhamento, abaulamento e construção de tanques secos nas margens das estradas, com o objetivo de conter enxurradas e manter a durabilidade do cascalho.

PREFEITURA ITINERANTE

No último sábado, dia 04 de julho, aconteceu na Praça Antônio Chequer, em Nova Viçosa, o evento de encerramento do projeto. Foi um dia de cidadania e diversão, com oferecimento de diversos serviços gratuitos e uma extensa programação cultural e educativa. Além disso, a comunidade teve a oportunidade de bater um papo, fazer cobranças e tirar dúvidas com o corpo de secretariado da Prefeitura, nas tendas das Secretarias.

As crianças se divertiram com os brinquedos que a projeto levou. O Grupo Escoteiros de Viçosa também estava presente e realizou com as crianças e adolescentes diversas atividades que passavam noções de sobrevivência e o espírito coletivo. Também houve distribuição gratuita de pipoca e algodão-doce. Já no palco do evento, a música ficou por conta da percussão da banda Perifonia, comandada pelo músico Thomas Medeiros, o Bulldog.

Um dos serviços mais procurados foi a Feira de Saúde, que ofereceu exames variados, como aferição de pressão arterial, glicemia capilar, teste rápido de Sífilis, HIV e Hepatite B e C. Na tenda da saúde também teve orientações sobre práticas corporais, saúde do homem, prevenção de câncer, combate à dengue e ao caramujo africano, saúde bucal e dicas sobre como se prevenir de doenças adquiridas em salão de beleza. A galera também queimou calorias com a atividade jump, promovida pela equipe do PSF do Bairro. Ainda no local do evento a Secretaria de Saúde emitiu gratuitamente e imediatamente a carteirinha do SUS aos cidadãos que ainda não possuíam o documento.

A Unidade Móvel do SEBRAE também esteve presente na Prefeitura Itinerante. Lá, a comunidade recebeu esclarecimentos a respeito da formalização do microempreendedor individual. A instituição também apresentou soluções para o desenvolvimento de negócios já formalizados.

O momento mais especial do evento foi a entrega da Medalha Tiradentes a 55 moradores de Nova Viçosa e Posses, em reconhecimento por seus relevantes serviços prestados à comunidade local. Diversas autoridades prestigiaram o momento, como Vereadores do município, o Deputado Estadual Roberto Andrade e o Deputado Federal Rodrigo de Castro. Eles auxiliaram o Prefeito na entrega das medalhas e também se pronunciaram no palco do evento. Em sua fala, Rodrigo de Castro destacou o crescimento dos Bairros Nova Viçosa e Posses e lembrou da importância que foi para o município a criação dessa nova região urbana, que proporcionou moradia digna a milhares de famílias. Para o Deputado Roberto Andrade, a Prefeitura Itinerante é um programa que aproxima o executivo dos problemas da comunidade e traz eficácia no momento da escolha das prioridades.

Em seu discurso o Prefeito agradeceu a comunidade de Nova Viçosa e Posses pela receptividade e apoio na realização desta edição do programa. Ele ainda parabenizou o trabalho das instituições filantrópicas locais, educacionais e religiosas, que promovem o desenvolvimento social da população. Ângelo falou do sentimento de carinho que ele tem pela região e lembrou que Nova Viçosa e Posses foi fundada durante o governo de seu pai, o ex-Prefeito Antônio Chequer. O Prefeito aproveitou para reforçar seu compromisso com o desenvolvimento da região e anunciou novas obras, como o asfaltamento de 10 novas ruas no segundo semestre de 2015.

No local no evento, o Prefeito assinou diversas ordens de serviço, das quais se destacam a autorização para a construção da Farmácia de Minas em Nova Viçosa e a reforma do Posto de Saúde da Família (PSF) do Bairro. Além disso, para este segundo semestre estão previstas a entrega das obras da Creche Pró-Infância e a conclusão da construção da quadra poliesportiva e da obra de reforma e ampliação da Escola Municipal Padre Francisco José da Silva.

Fotos: Ascom/Prefeitura de Viçosa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *