Racionamento de água continua em Viçosa, informa SAAE

Veja dias, horário e bairros onde haverá suspensão do fornecimento.


VIÇOSA (MG) – O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Viçosa (SAAE), em reunião de emergência com a área técnica, realizada na última sexta-feira (3), decidiu voltar com a escala de racionamento de água de 12 horas por semana nos bairros do município. Assim, o fornecimento de água será suspenso sempre de segunda a sábado, das 7h às 19h, por tempo indeterminado.

Segundo o diretor técnico do Saae, Edson Bhering, a medida é necessária, pois as medições das vazões do afluente do Ribeirão São Bartolomeu, realizadas diariamente pela divisão de águas e Esgotos da
Universidade Federal de Viçosa (UFV) apresentaram reduções drásticas, chegando a marcar apenas 39 litros por segundo no dia 2 de julho deste ano, representando diminuição de aproximadamente 84%, quando comparada à média da vazão anual de 240 litros por segundo.

De acordo com a companhia, a Estação de Tratamento de Água do bairro Bela Vista (ETA I) está operando com vazão de 51 litros por segundo, redução de 49% na capacidade de tratamento da água. O volume de água que a autarquia deixa de tratar e fornecer diariamente a população é de aproximadamente quatro milhões de litros de água.

Diante da situação de diminuição da vazão do Ribeirão São Bartolomeu, o Saae, então, informou que decidiu voltar com a escala de racionamento de água de 12 horas por semana, tendo por base a última escala praticada.

A Prefeitura de Viçosa declarou “estado de alerta” pela diminuição das chuvas no dia 8 de fevereiro de 2014 e o racionamento de água através do Decreto nº 4.760, de 9 de outubro de 2014. Desde então, conforme a companhia, Executivo o Saae adotaram medidas para garantir o abastecimento da população, dentre essas a escala técnica de racionamento de água.

Semana passada, o Saae recebeu a portaria de alteração da outorga que autoriza o aumento da captação da ETA II – Violeira, de 80 litros para 250 litros por segundo, que agora depende de ampliações estruturais nos sistemas de captação, tratamento e distribuição que demandam prazo para afetar diretamente a população.

Veja como fica a escala de racionamento:

SEGUNDA-FEIRA
Não cairá água em: Silvestre, Amoras, Vau-Açu, Floresta, Boa Vista, Marques, Vereda do Bosque e Liberdade.

TERÇA-FEIRA
Não cairá água em: Barrinha, Laranjal, Cidade Nova, Grota dos Camilos, Nova Era e Vale do Sol.

QUARTA-FEIRA
Não cairá água em: Santa Clara sentido São Sebastião, Morada do Sol, Jardim Europa,  Morro do Cruzeiro, Ramos, Centro,  Rua das Estrelas, Rua da Conceição, Av. Santa Rita, Bairro de Lourdes,   Rua Gomes Barbosa e Clélia Bernardes.

QUINTA-FEIRA
Não cairá água em: Santa Clara sentido Bairro de Fátima, Belvedere, Nova Viçosa e Posses.

SEXTA-FEIRA
Não cairá água em: João Bráz, Violeira, Recanto da Serra, Inconfidentes, Sagrada Família, Bom Jesus e Bela Vista.

SÁBADO
Não cairá água em: Santo Antônio.

Um comentário sobre “Racionamento de água continua em Viçosa, informa SAAE

  1. Fiscalização mais rígidas e pontuais, nos Bairros : Centro ,Clélia Bernardes, Ramos….entre outros. O disperdício
    ainda, é abusivo. Faltam campanhas, constante, de conscientização da população . Autoridades são as grandes responsáveis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *