Fernando Sabino recebe mostra artística do TIM ArtEducAção no final de semana

Tradicional evento do programa reúnirá quase 500 crianças nesta edição, que terá a magia circense como tema.


VIÇOSA (MG) – A magia do circo será o tema da próxima Mostra Artística do TIM ArtEducAção, que será realizada no dia 12 de junho, às 19h, no Espaço Cultural Fernando Sabino, em Viçosa.

Com o tema “Respeitável Público”, cerca de 480 alunos as oficinas de circo, dança de rua, dança contemporânea, ballet, jazz, percussão e arte digital estarão em perfeita harmonia para a apresentação da Mostra Artística, que promete proporcionar uma noite magnífica, preparada especialmente para o público. O evento é gratuito.

Foto: Roberta Monteiro/Divulgação
Foto: Roberta Monteiro/Divulgação

Para Marcelo Soares de Andrade, diretor de teatro e idealizador do TIM ArtEducAção, as Mostras Artísticas completam o ciclo criado pelas oficinas do programa. “A realização das Mostras transcendem o melhor momento, pois é o coroamento do resultado de todo o trabalho desenvolvido com os alunos. Além de se tornar um momento de confraternização entre os alunos, arteducadores, familiares e o público que sempre estão presentes durante as apresentações. Trabalhamos com profissionais talentosos e comprometidos e é sempre bom ver o resultado de novos desafios”, conta.

O texto trabalhado com as crianças e adolescentes que participarão da Mostra, cujo espetáculo foi montado, é o “Respeitável Público”, adaptado pela diretora artística Thaís C. Carvalho. “Estamos produzindo para a Mostra um espetáculo tradicional de circo, algo bem dinâmico que envolva a plateia e permita que ela participe dos números também. Vamos fazer um convite para que todos embarquem no mundo do circo em  uma viagem no tempo, para reviver as tradicionais atrações circenses”, conclui Thaís.

Para Virgínia Bittencourt Moura, coordenadora Executiva do Programa TIM ArtEducAção e articuladora do programa em Viçosa, a Mostra Artística é um momento ímpar e essencial para os envolvidos, pois a cada ano eleva a qualidade das apresentações em cada cidade. “Todos esperam com grande expectativa o início do circuito das Mostras, pois elas proporcionam momentos que misturam todos os sentimentos e emoções em prol das apresentações artísticas. A evolução dos trabalhos da cenografia digital nas cidades está abrindo um novo leque de possibilidades até então desconhecidas. Os resultados serão belíssimos e prometem emocionar o público”, afirma.

Para a coordenadora da oficina de circo e diretora financeira da ONG Humanizarte, Dona Miriam, como gosta de ser chamada, a expectativa é grande para a apresentação do espetáculo que está sendo desenvolvido pelos alunos. “Estamos com um número muito bom de jovens inscritos nas oficinas de circo na cidade. Os alunos estão com muita energia, entusiasmo e ansiosos para a apresentação da Mostra Artística. A animação é contagiante e a alegria toma conta de todos que estão envolvidos na oficina. Tenho certeza que faremos um espetáculo grandioso que abrilhantará a cidade”.

Para o Secretário de Cultura, Patrimônio Histórico e Esporte de Viçosa, Geraldo Luis Andrade, aos alunos do programa receberão o reconhecimento do público por meio das Mostras Artísticas. “As apresentações são emocionantes e revelam o poder transformador que o TIM ArtEducAção proporciona na vida das crianças e adolescentes. Todo o aprendizado obtido durante as oficinas artísticas são levadas ao palco por alunos compenetrados e felizes por estarem ali. Além de ser o grande encontro com público, formado principalmente pelas famílias que ficam em êxtase com o sucesso e a evolução dos jovens durante o programa”.

Parceiros do TIM ArtEducAção há 10 anos, a professora Sylvia do Carmo Castro Franceschini da Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários da Universidade Federal de Viçosa (UFV), destaca a importância social do programa na cidade. “O TIM ArtEducAção é um programa social de extrema relevância social e cultural para as crianças e adolescentes de Viçosa, pois possui o poder motivador e transformador de vidas e das famílias dos alunos envolvidos. A Mostra Artística vem para reafirmar todo o trabalho desenvolvido durante o programa e que resulta em belas e emocionantes apresentações, por isso a nossa expectativa não poderia ser melhor, pois nessa noite, as nossas crianças mostraram todo o seu talento”.

Para Rodrigo Nunes Neves, Diretor Comercial da TIM MG, “as transformações sociais alcançadas pelo TIM ArtEducAção demonstram, com satisfação, os resultados de um dos pilares de nossa empresa: o cuidado com o outro. Saber que estamos investindo na formação de cidadãos a partir de um projeto que espalha cultura e educação de maneira tão eficiente nos enche de orgulho. Há 14 anos, o programa reflete uma boa conexão entre as iniciativas privada e pública e o terceiro setor”.

Sobre o TIM ArtEducAção em Viçosa

Realizado desde 2001, o Programa TIM ArtEducAção já atendeu mais de 65 mil crianças e adolescentes, da rede pública de ensino, em oficinas artísticas, ministradas em 13 cidades mineiras. O Programa é coordenado pela ONG Humanizarte e patrocinado pela empresa TIM por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais.

Em Viçosa, o programa atende sete escolas diretamente e indiretamente abrange a maior parte das escolas públicas do município. A realização é da ONG Humanizarte, em parceria com a Prefeitura Municipal de Viçosa, por meio das Secretarias Municipais de Cultura e de Educação e do Centro Experimental de Artes da Prefeitura, que disponibiliza 1200 vagas para oficinas de circo, dança de rua, dança contemporânea, ballet, jazz, percussão e arte digital.

Mostras Artísticas

As mostras são realizadas nas cidades atendidas pelo Programa, ao final de cada semestre. Os espetáculos reúnem os resultados do trabalho desenvolvido pelos alunos e professores de todas as oficinas e incentivam a formação de público ao final de cada ciclo do projeto. Os temas são variados e muitas vezes valorizam a literatura brasileira, as manifestações culturais e folclóricas de todo o país e histórias das cidades. Além de premiar e reconhecer o esforço dos alunos e arteducadores, incentiva o ingresso de novos alunos no TIM ArtEducAção e mostra aos familiares e à cidade o trabalho desenvolvido pelas oficinas artísticas.

O evento já faz parte do calendário cultural dos municípios. No palco, os jovens vivenciam a experiência singular de fazer parte de um espetáculo. E, na plateia, os familiares, amigos e comunidade ficam empolgados com os resultados obtidos.

SERVIÇO

Mostra Artística TIM ArtEducAção - “Respeitável Público”
Data: 12/06/2015
Local: Espaço Cultural Fernando Sabino - Campus UFV (Avenida Peter Henry Rolfs, s/n.)
Horário: 19h
Entrada franca, sujeita à lotação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *