Convenção Coletiva aprova aumento do piso salarial comercial em Viçosa

Sindicato patronal e dos funcionários também entraram em acordo a respeito do expediente em alguns feriados.


VIÇOSA (MG) – Em uma reunião realizada na Casa do Empresário, entre representantes do Sindicato do Comércio Varejista de Viçosa (SINCOMÉRCIO) e do Sindicato dos Empregados do Comércio de Viçosa (SINDESCAV), ficou estipulado o aumento de 8% do piso salarial da categoria. Com a decisão, o valor passará de R$ 773,00 para R$ 841,00.

A nova Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), foi assinada em 26 de março, e terá vigência de 1º de janeiro de 2015 a 31 de dezembro de 2015, com data-base da categoria em 1º de janeiro. Já os feriados de 2015 em que os empresários poderão utilizar a mão de obra do empregado também foram definidos. Ficou autorizado, assim, o trabalho nos feriados nos estabelecimentos comerciais do segmento de gêneros alimentícios, exceto nos seguintes feriados: 01/01/2015 (Dia da Confraternização Universal), 16/2/2015 (segunda-feira de Carnaval), 03/4/2015 (sexta-feira da Paixão), 01/5/2015 (Dia do Trabalho), 25/12/2015 (Natal).

Regulamentada pela Consolidação das Leis do Trabalho, a CCT é um instrumento normativo que permite aos sindicatos patronais e laborais estipular condições de trabalho aplicáveis às suas respectivas categorias econômicas e profissionais, como piso salarial, abertura em feriados e banco de horas. “Por meio de negociações coletivas entre sindicatos, federações e confederações, buscamos soluções para as categorias, com concessões mútuas, decidindo o que for viável para todos. E com esta decisão não foi diferente”, declarou o presidente do SINCOMÉRCIO, Ricardo Teixeira Batista.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *