Serviço online permite acompanhar quantidade de chuva por região de Viçosa

Dados são coletados e transmitidos via satélite por quatro pluviômetros automáticos, instalados pela Defesa Civil de Viçosa.


VIÇOSA (MG) – Já está disponível para Viçosa o serviço que permite acompanhar, em tempo real, a quantidade de chuva precipitada em determinada região da cidade. Os dados são coletados e transmitidos via satélite por quatro pluviômetros automáticos, que estão instalados em diferentes regiões. Os aparelhos estão instalados nos bairros Nova Viçosa (SUL), Laranjal (NOROESTE), Cachoeira de Santa Cruz (LESTE) e no centro da cidade.

Instalação do pluviômetro em Nova Viçosa (Foto: Prefeitura de Viçosa/Divulgação)
Instalação do pluviômetro em Nova Viçosa (Foto: Prefeitura de Viçosa/Divulgação)

A instalação dos pluviômetros aconteceu no final de dezembro de 2014. Os aparelhos foram adquiridos pelo Departamento de Defesa Civil da Prefeitura de Viçosa, em abril do ano passado, por meio do projeto Pluviômetros nas Comunidades, do Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemadem).

O pluviômetro é usado para recolher e medir, em milímetros, a quantidade de chuva que caiu durante um determinado tempo em um local. Os equipamentos de Viçosa usam energia solar para funcionar e enviam dados de forma automática. Os dados são atualizados a cada dez minutos e estão disponíveis na internet. Qualquer pessoa pode acompanhar pelo site do Cemadem.

A chuva desta sexta-feira (2) foi o primeiro teste do sistema e o Viçosa News acompanhou a divulgação dos dados. O acumulado de chuva no dia chegou a 22 mm no centro da cidade, 20 mm no sul (Nova Viçosa, Fátima, Bom Jesus…), 41 mm na zona leste (São José do Triunfo, Cachoeira de Santa Cruz…) e 21 mm na zona noroeste (Barrinha, Laranjal Amoras…).

Serviço não é novidade na UFV

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mantém, no campus da Universidade Federal de Viçosa (UFV), uma estação automática de monitoramento do clima. Além de medir a quantidade de chuva, o aparelho registra também a temperatura, a umidade relativa do ar e a velocidade do vento.

Os dados da estação na UFV também são disponibilizados na internet e podem ser acessados no site do Inmet. São esses dados que a redação do Viçosa News usa, já há alguns anos, para informar as temperaturas mínimas e máximas registradas no dia e também o quanto choveu na cidade. Para não perder o hábito, choveu 36 mm nesta sexta-feira (2), segundo dados do Inmet.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *