Coluni completa 50 anos em 2015 e se mantém no topo como a melhor escola pública do país

Pela sexta vez consecutiva o Coluni obtém o melhor desempenho no Enem entre as escolas públicas.


VIÇOSA (MG) – O Colégio de Aplicação (Coluni) novamente foi a melhor escola pública no Exame Nacional de Educação do Ensino Médio (Enem). As médias das escolas participantes do Enem 2013 foram divulgadas, no último dia 23, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Esta é sétima vez, desde 2007, e a sexta consecutiva que o Coluni obtém o melhor desempenho entre as escolas públicas. Desta vez, apenas o Colégio Aplicação da UFV chegou a representar as escolas públicas nas 20 maiores médias no ranking geral, ao conquistar a 12ª colocação.

Segundo o diretor do Coluni, Edson Luís Nunes, o desempenho do colégio pode ser atribuído a um conjunto de fatores, como corpo docente altamente qualificado com dedicação exclusiva, toda a estrutura de suporte da UFV destinada aos estudantes, acompanhamento didático-pedagógico em tempo integral e uma equipe de técnicos administrativos focada no bom funcionamento da escola e no atendimento aos estudantes, que “associados, levam a nossa escola a alcançar o maior nível de excelência no ensino público brasileiro”. Ele, que assumiu a direção do colégio também nesta segunda-feira (23), elogiou ainda as gestões passadas pelo grande esforço organizacional empreendido ao longo dos 50 anos do Coluni.

De acordo com o pró-reitor de Ensino, Vicente de Paula Lélis, a classificação obtida a partir do Enem é o resultado do trabalho de todos envolvidos com o ensino de qualidade no Coluni, que é complementado pelo desenvolvimento de projetos de ensino, pesquisa e extensão fundamentais para a formação dos estudantes. Para a reitora Nilda de Fátima Ferreira Soares, o Coluni demonstra mais uma vez “que é um modelo de escola pública a ser seguido em todo o Brasil”. Ela parabenizou toda a equipe do colégio, entre professores, técnicos administrativos e estudantes, pelo comprometimento durante todo o ano.

O Ministério da Educação (MEC) divulgou apenas as notas das escolas com mais de 50% de participação dos alunos do 3º ano do ensino médio. O Coluni obteve a média geral de 702,99, resultado da soma das notas das quatro provas objetivas (linguagens, matemática, ciências humanas e ciências da natureza) dividida por quatro. A nota da redação não entra nessa soma.

Colégio de Aplicação

Em 2015, o Coluni completará 50 anos. Ele é vinculado à UFV e se destina à formação de estudantes do ensino médio, que têm a possibilidade de utilizar estruturas e serviços do campus Viçosa. O trabalho da escola acontece de maneira integral. Os alunos permanecem no Colégio pela manhã, com seis horários de aula, e, depois, os professores se colocam à disposição, com atendimentos e laboratórios. Além disso, há atividades extracurriculares, com projetos que envolvem todas as áreas do conhecimento.

Um comentário sobre “Coluni completa 50 anos em 2015 e se mantém no topo como a melhor escola pública do país

  1. Faltou incluir um dos mais importantes fatores que explicam o sucesso do COLUNI: A seleção de alunos, que por ser de alta relação candidato/vaga, consegue uma elevada qualidade do corpo de estudantes. Não há ensino de qualidade quando não há um bom nível de aprendizagem dos alunos!

  2. O COLUNI/ UFV é o espaço onde a meritocracia, a ética e o respeito às individualidades são valores imprescindíveis na pauta de suas decisões enquanto instituição de ensino.

  3. Retire a seleção dos alunos, para ver se a escola continua com essa excelência. O que faz o coluni a melhor escola do país são seus alunos, que são selecionados na entrada. O resto é conversa fiada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *