UFV se pronuncia após assalto na agência dos Correios

Assaltantes roubaram carro e fizeram vigias da universidade de reféns durante a ação.


A agência dos Correios no campus da Universidade Federal de Viçosa foi assaltada nesta madrugada (3), por volta das duas da manhã. De acordo com a Polícia, os assaltantes roubaram um carro na estrada de Ervália e fizeram o condutor refém. Depois vieram para a UFV e fizeram três vigias de reféns. Os assaltantes portavam armas de fogo, além de estarem com toucas que escondiam o rosto. Eles arrobaram a porta da agência com um pé de cabra, entraram na agência e, segundo a polícia, os bandidos obrigaram os reféns a ajudarem no crime. O grupo retirou o cofre e colocou dentro do carro. Os assaltantes deixaram os reféns no campus e saíram da universidade em direção à BR 120, de acesso às cidades de Coimbra e Cajuri, e deixaram o carro roubado na estrada. O gerente da agência não informou a quantia roubada.

A administração da Universidade esclarece que embora a agência esteja dentro do campus, a sua segurança é de responsabilidade da própria agência, e que o sistema de videomonitoramento da Universidade registrou a ação e as imagens estão contribuindo para as investigações da Secretaria de Segurança Pública.

A reitora Nilda de Fátima Ferreira Soares informou que já está em contato com o MEC para reforçar estratégias de segurança e garantir maior proteção para a comunidade acadêmica. Nesse sentido, a UFV tem sido atuante nas discussões junto a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), que no último mês reuniu os reitores de todo o país para discutir a questão da segurança nas universidades. Na ocasião, foi definida a organização de um seminário, que acontecerá em março de 2015, a fim de apontar medidas e soluções para o problema.

Também de acordo com a Pró-reitoria de Administração da Universidade, a UFV tem realizado ações para alcançar mais segurança. Entre as várias medidas já adotadas, no Campus Viçosa, estão a contratação de mais vigias diurno e noturno, a implantação de um sistema de videomonitoramento, com 18 câmeras externas e a instalação de mais de 100 câmeras internas nos departamentos, pavilhões de aulas, Biblioteca Central (BBT), Reitoria e Edifício Arthur Bernardes.

Estão em fase de instalação mais 18 câmeras Speed dome de alta resolução e outras 90 câmeras para serem distribuídas em setores estratégicos do Campus. Também serão construídas 10 guaritas blindadas nos principais acessos do campus, serão adquiridas armas não-letais para os vigilantes da instituição e já foi expandido o sistema de alarme, com mais de 400 centrais que incluem 4 mil pontos de monitoramento. Outro reforço foi o aumento do número de porteiros nos alojamentos, que auxiliam no processo de segurança.

Além dessas medidas, desde 2013, há uma parceria firmada entre a Polícia Militar e a Universidade, que cedeu uma sala no prédio da Diretoria de Logística e Segurança (DLS) para a instalação de um ponto de apoio da polícia.

Um comentário sobre “UFV se pronuncia após assalto na agência dos Correios

  1. Nao adianta nada aumentar o efetivo,colocar mais cameras e mais tenologia,reunioes para 2015,tudo muito lento,na verdade tem que rever a postura de todos os sistemas ,os guardas sao desconcentrados vigiao mas estão tb distraidos ,pois culturalmente falamos sobre futbol e outros assuntos triviais,tudo isso tira o foco,agencia tb deveria ter um cofre enterrado entre colunas de concretos e vergalhoes.O SISTEMA É VULNERÁVEL por falta de inteligencia humana,ainda nao perceberam que o bandido tem foco e ate da risadas depois de tudo acredito,pois está tao fácil para eles que chega a ser ironico ver patrulhas sem foco ,sem concentraçao,sem inteligencia e sem liberdade para atuar efetivamente de igual para igual com os bandidos.Acorda gente porque ta vindo mais meliante aproveitando a corda bamba pela falta de inteligencia e preparo ,embora talvez a vontade de defender o patrimonio seja tangivel mas,seria com crianças querendo pilotar avioes.

  2. Defendi minha monografia ha 10 anos atras voltada pra marginalidade, procurei profs pra trabalharmos a nivel de mestrado, mas ninguem acreditou que isso poderia agravar, entao paciencia.

  3. E muito engraçado esta 2015 ela diz entaum quer dizer a pouca vergonha vai continuar ate quando os vigias vao fazer o papel dos vigilantes da UFV chega meia noite eles vao dormir e quem fica na segurança da UFV são os vigias , kd a reitora para resolver esta questão os cara trabalha sem nenhum fardamento não são respeitados por ninguem , ate os maconheiros não respeita eles , o pessoal da UFV tem que saber por ser uma área federal tinha que ter e vigilantes armado em guaritas com câmeras oque ela esta dizendo ae foi oque ela disse ano retrasado não querendo o mau de ninguem mais queria ver se a reitora sofresse um assalto ali dentro da UFV ela rapidinho ia colocar as coisas mais a frente…enquanto isso os cara que não são vigilantes tem que se rebaixar pelo menos para pagar suas contas de mês…

  4. vai agravar mais pois ta todo mundo dormindo e os bandidos já acordaram faz tempo,só cerveja carnaval e futebol na mente deixa brecha para a desconcentração, ainda mais assistindo os programas baratos da tv brasileira.A inercia mental será certeira pois ainda existe muitos fogos para serem vendidos para os condicionados da falsa alegria .Acorda brasil!!!!

  5. Penso que se trata de uma prioridade. Nossos guardas tem sido humilhados nesses roubos. Apostar em inteligência e trabalho preventivo presencial.

  6. inteligência em segurança está em todos os aspectos,EX: deveria ter no brasil uma severa e rigorosa diciplina alimentar para não deixar pessoal da segurança engordar e tb alimentos que melhoram a cognição e concentração.Nada de energético,mas algo bem mais inteligente.

  7. dizem que vao muita gente no campos da ufv fumar ou usar drogas,agora porque a segurança não investiga isso para inibir coisas pior? simplesmente cortar o mal pela raiz com comunicação efetiva e inteligência na ação,alias o que faz mesmo um reitor(a)?

  8. Parabéns para os que viram que os vigias e vigilantes estão desarmados e sem amparos legais para efectuarem seus trabalhos e ainda por cima ver a sociedade elogiar bandidos e fazerem chacotas com a segurança.
    Por que não manifestaram quando nos desarmaram, quando mudaram as leis que só dão direitos a bandidos e liberam o uso da drogas ai quando tudo começa a ruir querem que a segurança enxugue o gelo.

  9. É tanta ingenuidade sobre a segurança que o bandido deve estar rindo dos comerciantes ,vejam só ,se eu fosse dono de posto de gasolina colocaria uma grande e luminosa placa pedindo ,exigindo,esclarecendo sobre a necessidade de tirar o capacete bem antes de chegar a bomba de combustível,dai o Bandido tem que mostrar
    a CARA.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *