Prefeito anuncia projetos de requalificação urbana e articula parcerias com a UFV

Calçadas serão alargadas e praças serão reformadas;

Ruas do centro histórico serão reformadas com blocos intertravados produzidos no município.


VIÇOSA (MG) – A administração municipal está articulando parcerias para viabilizar a execução de projetos de melhorias no aspecto urbanístico da cidade, principalmente no que diz respeito à circulação de pedestres e ciclistas.

Um dos principais parceiros é o Departamento de Arquitetura e Urbanismo (DAU) da Universidade Federal de Viçosa, onde todo ano são publicados diversos trabalhos acadêmicos de conclusão de curso e também teses sobre intervenções nas vias e praças da cidade.

Na tarde da última quarta-feira (26) o Prefeito Ângelo Chequer se reuniu com os Professores do Departamento Aline Werneck e Rogério Fuscaldi, na sede do DAU, para conhecer os trabalhos já existentes que servirão como base para elaboração de novos projetos a serem executados nos próximos meses. Participaram também do encontro o Secretário de Governo Luciano Piovesan e o Diretor do Instituto de Planejamento do Município (IPLAM), o arquiteto Paulo André Rabelo.

Na próxima semana haverá outro encontro entre o executivo municipal e o Departamento, quando a Prefeitura irá apontar quais são os projetos que serão executados a curto, médio e longo prazo, em parceria com a Universidade.

O Prefeito já adiantou que entre as prioridades está a requalificação das calçadas da Rua dos Passos e Avenida Peter Henry Rolfs, que serão alargadas e padronizadas. Em médio prazo será providenciada a reformulação da Praça Silviano Brandão e a reforma do calçamento das vias de entorno da antiga estação, no centro histórico.

Visando a preservação da identidade histórica da área da antiga estação, o Prefeito Ângelo Chequer anunciou que não usará asfalto na reforma da Avenida Bueno Brandão e Rua Professor Sebastião Lopes de Carvalho, na área bancária. Lá será realizado um trabalho de adequação das vias com blocos de concreto intertravados.

Outra novidade anunciada pelo Prefeito é a instalação de uma fábrica de blocos intertravados no município. A ideia é instalar a fábrica dentro do Presídio de Viçosa para aproveitar a força produtiva e promover a ressocialização dos detentos. Os blocos produzidos serão usados nos projetos de calçamento das ruas e praças da cidade. O recurso para a instalação da fábrica virá da licitação dos taxistas, que já está em andamento.

Um comentário sobre “Prefeito anuncia projetos de requalificação urbana e articula parcerias com a UFV

  1. Excelente iniciativa Angelo Chequer! Faça com quem sabe (arquitetos e urbanistas), e não com quem acha que sabe (agronomos, engenheiros e curiosos afins).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *