Curso em Viçosa ensina a trabalhar com a terra de forma sustentável

Curso já está em seu terceiro módulo e é oferecido pelo Instituto Socioambiental de Viçosa.


VIÇOSA (MG) – O Instituto Socioambiental de Viçosa (ISAVIÇOSA) promove o terceiro módulo do curso  “Implantação de Sistema Agroflorestal, com Zé Ferreira”, agricultor reconhecido por sua experiência de sucesso ao longo de muitos anos trabalhando com a terra de forma sustentável. Esta terceira etapa acontece de 22 a 24 de outubro de 2014, no Sítio Palmital, zona rural de Viçosa/MG.

O ISAVIÇOSA é uma entidade sem fins lucrativos, fundada em 2007, sediada na zona rural de Viçosa, que tem como objetivo apoiar e desenvolver ações voltadas para a melhoria da qualidade de vida das populações em geral, em harmonia com a preservação do meio ambiente.

Este curso é um projeto para difusão de práticas sustentáveis de uso da terra, tornando-as acessíveis a agricultores familiares. A participação dos mesmos nos dois primeiros módulos favoreceu uma rica troca de saberes e resultados bastante positivos.

Neste terceiro módulo, a proposta é aprofundar ainda mais neste tipo de sistema, dando especial atenção à interpretação agroflorestal – (aprofundamento em consórcios) e ao plantio de culturas anuais em agroflorestas. Dentre os temas a serem abordados nesta etapa estão: sementes; interpretação, avaliação e manejo agroflorestal; e plantio de culturas anuais em Sistemas Agroflorestais.

A participação neste módulo independe da participação nos anteriores, uma vez que esta etapa traz conteúdos inovadores. Ao realizar a inscrição, é possível contribuir para viabilizar a participação dos agricultores familiares, contribuindo assim para a difusão dessas práticas de plantio.

O módulo I foi realizado em outubro passado, contou com a participação de 30 pessoas, sendo elas: 14 agricultores da zona rural de Viçosa e região, que trocaram suas vagas por produtos alimentícios e sementes; e 16 inscritos pagantes. No segundo módulo, as bolsas aos agricultores foram oferecidas novamente e o curso contou com a participação de onze pequenos produtores, além de mais 16 participantes pagantes, entre profissionais e estudantes, de Viçosa e entorno. Como nos anteriores, para o terceiro módulo o número de vagas é limitado, sendo que  14 delas foram reservadas para os agricultores.

O curso é coordenado pelo agricultor Zé Ferreira, criador da Agrofloresta do Sítio São José, no município de Parati (RJ). Com grande experiência em sistemas agroflorestais (SAFs), Zé Ferreira e sua família conciliaram o aumento da produção agrícola em seu sítio com a conservação ambiental, promovendo um trabalho de agricultura ecológica que busca alcançar a sustentabilidade com qualidade de vida.

As inscrições já estão abertas. Maiores informações sobre programação, inscrições etc estão disponíveis no site: www.isavicosa.org ou podem ser solicitadas por email: isavicosa@gmail.com ou pelos telefones: (31) 9505-1698 ou (31) 9867-7921.

O curso é uma realização do ISAVIÇOSA e tem o apoio de: FUNARBE, Grupo APÊTI (UFV), SAAE – Viçosa, CTA/ZM, Semente Consciente, Camiseta Indiana e Vivenda Naturales.

Programação

De acordo com os organizadores, no terceiro módulo do curso Implantação de Sistema Agroflorestal,  Zé Ferreira pretende realizar com o grupo participante o que ele chama de “interpretação agroflorestal”. Será feito um passeio pelo SAF analisando e discutindo a função de cada espécie ali presente, seus usos, formas adequadas de manejo, tempo de crescimento, observação de quais plantas se adaptam melhor a determinados ambientes (microclimas) e quais combinam entre si, para serem plantadas juntas.

No segundo dia, será feito um plantio de diversas culturas de ciclo curto (anuais ou bianuais) dentro do SAF, observando as especificidades de cada espécie e as formas de plantio adequadas a cada uma. E o terceiro e último dia será reservado ao tema “sementes”, englobando a feira de trocas e uma discussão sobre armazenamento, colheita, germinação, contexto político das sementes crioulas, etc.

Edições anteriores

O primeiro módulo do curso “Implantação de Sistema Agroflorestal, com Zé Ferreira”, aconteceu de 23 a 25 de outubro de 2013. Foram três dias de atividades intensas. Zé Ferreira fez uma apresentação audiovisual do trabalho com agroflorestas que desenvolve, há mais de 15 anos, na região de Paraty-RJ, onde concilia a preservação ambiental com a produção de alimentos e o sustento da família. Ainda no primeiro dia de curso, os participantes realizaram um manejo para favorecer a entrada de luz e a decomposição da biomassa num sistema agroflorestal (SAF) já existente. Nas clareiras formadas ali foram introduzidas algumas culturas anuais em consórcio.

No segundo dia de manhã, realizou-se a limpeza de uma área para a implantação de um SAF desde o seu início. À tarde, trabalhou-se em grupos com desenhos de croquis objetivando um posicionamento ideal para as mudas que eram disponíveis. Na mesma tarde, aconteceu uma feira de trocas de sementes e mudas que foi aberta ao público em geral.

No terceiro dia, com o croqui final na mão, as mudas foram plantadas, assim como algumas culturas anuais.

Já o segundo módulo aconteceu, que aconteceu de 22 a 24 de janeiro de 2014, iniciou-se com uma avaliação da área implantada no primeiro módulo, fazendo algumas intervenções, como replantio de mudas de banana.

Discutiu-se, em campo, bastante sobre os tipos de adubação verde e suas diversas formas de manejo. O grupo realizou em seguida o plantio de mucuna numa gleba onde já havia milho plantado.

Fizeram  o enriquecimento de capoeira numa terceira área plantando diversas mudas de valor produtivo para subsistência, essas foram “coroadas” com adubação verde.

Promoveram um momento de troca de saberes entre os participantes em que todos, principalmente os agricultores, tiveram a oportunidade de compartilhar diversas experiências relacionadas ao cultivo de plantas, uso do solo, consórcios agroflorestais, criação de animais, etc.

Realizaram também uma feira de troca de sementes aberta ao público.

EXPEDIENTE:

  • CURSO: Implantação de Sistema Agroflorestal, com Zé Ferreira – Módulo 3;
  • DATA: 22 a 24 de outubro/2014;
  • LOCAL: Sítio Palmital – zona rural de Viçosa/MGI

O que são Sistemas Agroflorestais?

As agroflorestas são sistemas que combinam a produção de alimentos e a conservação do meio ambiente. As práticas agroecológicas aproveitam os recursos locais e a diversidade de espécies. Seus principais benefícios são a diversificação, o aumento da qualidade da produção e maior autonomia para os agricultores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *