Reservatório atinge pior nível e SAAE não descarta racionamento de água em Viçosa

Sistema de captação de água da ETA I e da UFV corre risco de secar a qualquer momento, diz SAAE


VIÇOSA (MG) – O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Viçosa (SAAE) informou esta semana que a situação do reservatório que recebe água do Ribeirão São Bartolomeu e abastece a ETA I, responsável por tratar de quase 55% da água do município, atingiu o pior nível de todos os tempos.

Na última segunda-feira(25), a vazão baixou para 38 litros por segundo – normal é 100 litros por segundo –  parando de verter na caixa de captação, conforme mostra a foto abaixo.

A imagem mostra duas caixas de captação: a da esquerda é a usada pela estação de tratamento de água do SAAE, ETA I, enquanto que a da direita é a caixa usada pelo sistema de tratamento de água da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Ambos correm sério risco de parar a qualquer momento.

Reparem na imagem que estes canos brancos são sifões que estão sendo usados para transferir a água para as caixas de captação. Pela imagem dá para notar também que a represa ao fundo está totalmente seca.

Até o fechamento desta matéria, a diretoria técnica do SAAE estava reunida para estudar alguma saída possível antes do racionamento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *