Iniciada em Viçosa a campanha de vacinação contra Brucelose

Legislação federal obriga a vacinação de todas as bezerras entre três e oito meses de idade, sendo que uma única dose protege o animal para toda a vida.


VIÇOSA (MG) – Começou em Viçosa a Campanha de Vacinação contra Brucelose de 2014. Os agricultores do Município que possuem rebanho bovino e desejam participar da campanha devem agendar a vacinação no Departamento (Rua Gomes Barbosa, 803, fundos do antigo Colégio Viçosa), portando o cartão de cadastro do rebanho no Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA).

A Brucelose é uma doença perigosa tanto para o gado como para o ser humano. Nas vacas, provoca abortos e problemas de reprodução, provocando esterilidade nos touros e maior mortalidade de bezerros que vierem a nascer das vacas contaminadas. Além disso, a Brucelose pode ser transmitida para o ser humano através do leite, podendo provocar aborto, esterilidade e impotência, febre e inchaço nas juntas e nos testículos. Para evitar estes riscos à saúde e prejuízos na atividade, é obrigatório vacinar todas as bezerras entre três e oito meses de idade, sendo que uma única dose protege o animal para toda a vida.

O Chefe do Departamento de Agricultura e Pecuária, Marcos Roberto Fialho lembra que a legislação federal prevê ainda o diagnóstico periódico dos rebanhos para a Brucelose e, caso seja identificado como positivo, o animal deverá ser marcado com um ‘P’ do lado direito da cara para identificação e posterior eliminação. Esses animais não podem ser comercializados, acarretando prejuízos ao produtor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *