SAAE volta a alertar população de Viçosa sobre uso racional da água

Abastecimento de 55% do município está em risco.


VIÇOSA (MG) – O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Viçosa (SAAE) voltou a pedir à população que economize água. Segundo a autarquia, houve uma queda drástica na vazão do sistema de abastecimento do córrego São Bartolomeu. Uma baixa de aproximadamente 30% em menos de 24 horas, que pode prejudicar os usuários que dependem da estação de tratamento de água do centro (ETA I), responsável pelo abastecimento de 55% do município.

Ainda segundo o SAAE, a elevação da temperatura nos últimos dias, associada à falta de chuvas, afetou diretamente o córrego São Bartolomeu e devido a essa escassez a situação ainda pode se agravar. A economia de água é importante neste momento. Uso abusivo de água e desperdícios podem ser denunciados pelo telefone (31) 3892-6000.

Enquanto perdurar o estado de alerta, o SAAE pede que a população evite lavar a calçada com mangueira, lavar o carro e tomar banhos demorados. Se houver algum vazamento em sua casa ou na rua onde você mora, entre em contato com o SAAE.

As fotos abaixo foram feitas nesta segunda-feira (16) e mostram o recuo do nível da água na represa da UFV próxima ao Supermercado Escola.

2 comentários sobre “SAAE volta a alertar população de Viçosa sobre uso racional da água

  1. O SAAE cobra economia de seus consumidores…
    Deveria investir mais em benefícios para população…
    Os recursos do SAAE vão todos para pagar mordomias da sua Diretoria – enorme, inútil e incompetente.

  2. Falta educação, ou não? * “Escovar os dentes ou fazer a barba com a torneira fechada, economizando assim mais de 21 litros por vez; * Ao tomar banho, demore-se somente o tempo necessário para sua higiene pessoal. Uma ducha chega a gastar mais de 16 litros de água por minuto; * Manter a válvula de descarga regulada. Uma válvula desregulada pode gastar até 3 vezes mais água; * Utilizar o balde ao invés da mangueira para lavar o carro. A mangueira chega a gastar até 14 vezes mais; * Varrer pisos com vassoura. A limpeza com a mangueira pode gastar, em 15 minutos, cerca de 280 litros de água; * Regar plantas com regador para reduzir as perdas de água, somente pela manhã ou pelo final da tarde. Se utilizar mangueira, prefira uma válvula tipo “revólver” que economiza água; * Usar máquina de lavar roupa com sua capacidade máxima. Uma lavadora para 5 quilos gasta, em média, 135 litros de água por lavagem. No Banheiro Feche a torneira enquanto escova os dentes ou faz a barba. Não tome banhos demorados. Cinco minutos são suficientes. Descarga gasta muita água, não a acione à toa. Na Cozinha Antes de lavar pratos e panelas, limpe os restos de comida. Uma boa dica é colocar água até a metade da pia com detergente e deixar a louça de molho. Ensaboe, depois encha a pia de novo com água limpa e enxágüe de uma só vez. Só ligue a máquina de lavar louça quando estiver cheia. No jardim, no quintal e na calçada Lave o carro com um balde e um pano. A mangueira não é necessária e gasta muito mais água. Não use a mangueira para “varrer” a calçada. Use uma vassoura, pois faz o mesmo efeito e economiza água. Evite regar as plantas com a mangueira. Você pode usar um balde ou regador, regando as plantas no início da manhã ou à noite. Na lavanderia Deixe a roupa acumular e lave tudo de uma vez. No tanque, deixe as roupas de molho e use a mesma água para esfregar e ensaboar. Depois, aproveite a água para lavar o quintal. Só ligue a lavadora de roupa quando estiver cheia. Vazamentos Pinga-pinga de torneira desperdiça muita água. Troque o “courinho”. Jogue cinzas no fundo do vaso sanitário, se houver movimentação é porque há vazamento.” Fonte: http://www.sabesp.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *