Dia do Gari é comemorado na próxima sexta-feira (16)

Viçosa tem 120 garis trabalhando na limpeza pública da cidade.


Agente de limpeza do SAAE de Viçosa.
Agente de limpeza do SAAE de Viçosa.

VIÇOSA (MG) – O Dia do Gari é comemorado no Brasil no dia 16 de maio. Essa importante profissão surgiu no tempo do Império, na cidade do Rio de Janeiro. A origem desse nome deve-se ao fato de o governo do Rio de Janeiro ter contratado, em 11 de outubro de 1876, um empresário para fazer a limpeza. Pedro Aleixo Gary foi quem organizou o serviço de limpeza das ruas e praias da cidade. As praias e ruas muito sujas eram focos de doenças. Os empregados dele, responsáveis pela coleta e remoção do lixo, ficaram conhecidos como “garis”. Gary trabalhou pouco mais que uma década nessa atividade, mas a profissão de “gari”, surge cada vez mais necessária.

Atualmente, estes profissionais exercem papel fundamental para o bem estar da população, pois o acúmulo de lixo é uma das principais causas de doenças e epidemias públicas. Em muitas regiões o trabalho deste profissional evita enchentes e a proliferação de bichos e doenças. Infelizmente, devido uma cultura de pouca valorização a classe ainda luta pelo reconhecimento e por condições justas de trabalho.

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Viçosa, SAAE, assumiu o setor de recolhimento de resíduos sólidos em Viçosa, no ano de 2011, e daí em diante trabalha na valorização dos profissionais associada à profissionalização do serviço. Hoje o gari é mais conhecido como agente de limpeza pública, profissional responsável por recolher o lixo das moradias, edifícios comerciais e residenciais, varrer ruas, cuidar da capina das vias e outros serviços. Para a realização desse trabalho, a Autarquia conta com 120 agentes de limpeza pública, sendo 67 concursados e 53 contratados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *