Justiça Eleitoral determina cassação dos mandatos do prefeito e vice de Viçosa, MG

Advogado de Celito Sari diz que vai recorrer à segunda instância;

Com a decisão, Cristina Fontes, segunda colocada nas últimas eleições, deve assumir a prefeitura.


VIÇOSA (MG) – O prefeito de Viçosa, Celito Francisco Sari (PR), e o vice, Ângelo Chequer (PSDB), foram cassados pela Justiça Eleitoral nesta quinta-feira (20). A ação contra os políticos foi movida pela coligação majoritária “Avançar Sempre Juntos”, encabeça por Cristina Fontes, a segunda candidata mais votada nas últimas eleições. A ação pediu a cassação dos diplomas do prefeito e do vice alegando prática de abuso de poder político e econômico nas eleições de 2012.

Celito Sari e Ângelo Chequer, cassados pela Justiça Eleitoral.
Celito Sari e Ângelo Chequer, cassados pela Justiça Eleitoral.

Além da cassação, a coligação formada por PDT, PMDB, PTN, DEM, PSDC, PTC e PPL pediu e conseguiu a inelegibilidade de Sari até 2020.

De acordo com o processo, os réus são acusados de realizar obras de asfaltamento com finalidade eleitoreira e de usar dinheiro público para contratar o show da dupla sertaneja Zezé di Camargo e Luciano e usar o espetáculo para se promover, além de reduzir a quantidade de autuações de trânsito nos três meses que antecederam as eleições de 2012.

Na sentença, a juíza eleitoral Giovanna Travenzolli Abreu Lourenço julgou parcialmente procedentes os argumentos da coligação e determinou a cassação de Celito Sari e Ângelo Chequer, além da inelegibilidade de Sari. Na decisão, a juíza declarou nulos os votos atribuídos aos eleitos no pleito de 2012 e determinou que os candidatos da segunda chapa mais votada, encabeçada por Cristina Fontes Araújo Viana, assumam o poder. Se Celito tivesse obtido mais de 50% dos votos válidos, uma nova eleição teria de ser convocada, mas esse não é o caso de Viçosa. 

Cristina Fontes (PMDB)
Cristina Fontes (PMDB)

O Viçosa News tentou entrar em contato com os acusados mas não teve as ligações atendidas. Por telefone, conseguimos conversar com o advogado do Celito Sari, Dr. André Chiappeta, que revelou que vai entrar com recurso junto ao TRE-MG ainda na tarde desta sexta-feira (21).

O advogado Dr. Marcos Magalhães, que assistiu a candidata Cristina Fontes durante o processo, esclareceu que é difícil prever quando a candidata tomará posse do cargo. “A partir do momento em que a sentença for publicada no Diário Oficial, na próxima segunda-feira (24), os acusados tem um prazo de três dias para entrarem com recurso junto ao TRE-MG e fazer um pedido para suspender os efeitos da sentença, cujo resultado pode sair no mesmo dia, seja ele positivo ou negativo”, explicou Magalhães.

Ainda de acordo com o advogado de Cristina Fontes, se o TRE-MG acatar o pedido de Celito Sari e suspender os efeitos da sentença, o processo é reaberto e a conclusão pode demorar de 3 a 6 meses para sair, enquanto isso, o prefeito continua no cargo. Caso contrário, ou seja, se o desembargador não aceitar o pedido do réu, Cristina Fontes poderá assumir já na próxima semana, na quarta ou quinta-feira.

16 comentários sobre “Justiça Eleitoral determina cassação dos mandatos do prefeito e vice de Viçosa, MG

  1. Para quem entrou no poder com um processo de cassação de seu adversário, era de se esperar que ele soubesse e cumprisse todas as leis eleitorais! Mas aí ele não ia vencer o pleito de qualquer forma né?

  2. Acabo de ser chamada de “doida” pela vizinha… Que me chamem de “doida”! Quero mais é ser DOIDA e ver meu povo sendo tratado c dignidade e respeito! Cristina Fontes sabe q pode contar comigo, c minhas orações, c meus préstimos, c minha solidariedade, c meu apoio e admiração incondicional! Até q enfim achei uma função p as minhas varandas… URRRAR p comemorar!!!! Cláudia Vidigal

  3. Ruas esburacadas mesmo com fábrica de asfalto.
    Administração ineficiente.
    A EDUCAÇÃO então! Quanto ganha um professo municipal? Uma miséria. Nem divulgam.
    E a saúde? Pensa em construir mais hospital ao invés de cuidar dos que tem.
    Segurança muito fraca. Assassinatos e roubos ocorrem regularmente.

    QUE VOLTE A DITADURA MILITAR!
    Pois o Brasil confundiu liberdade com bagunça.

    E o voto deve ser optativo e distrital!

  4. É muito grande a descrença nos políticos deste País, todos, sem exceção, fazem de tudo para tomar e se manterem no poder, não importando o quanto lesam o eleitores e todo povo. Em Viçosa o descaso dos administradores com a cidade já é histórico, desde a gestão de José Américo, não houve nenhuma administração que fizesse algo de impacto para a cidade. As cidades vizinhas é um exemplo de evolução, principalmente na área urbana (ex. Visc. Rio Branco, Coimbra, Cajuri, Rio Pomba e tantas outras), ao contrário, Viçosa se afunda em buracos, nas Ruas do Centro e periferia, entre outros tantos problemas (saúde e educação) que não são resolvidos pelos gestores públicos municipais.

  5. Parabéns a Viçosa e suas instituições pela LIMPEZA que começaram a fazer! Apesar de ser só o começo, estou com inveja de vocês. Acompanhem bem os demais representantes do Poder que emana do Povo, com diz nossa Constituição Federal.
    Os políticos não são todos iguais, como a maioria diz! O povo (nós mesmos) é que vota frequentemente em bandidos, que têm mais dinheiro (Geralmente não declarado. Por que será? De onde vem o dinheiro das Campanhas Milionárias?) para enganar os eleitores, que chegam a “vender” votos… Portanto, não é o Poder que corrompe o homem, mas sim o NOSSO VOTO QUE COLOCA BANDIDO NO PODER !

  6. Essa cidade ta sem prefeito fazem décadas, e quando um prefeito tapa uns buracos em uma rua, isso vira obra eleitoreira, eita batalhão de políticos incompetentes. E o pior, essa Justiça Eleitoral ainda compactua com com aqueles que são remanescentes do Raimundo da Viloeira e do Lula que nunca disseram onde enfiavam os recursos dessa pobre prefeitura. Resultado alcançados em Viçosa, sem ruas, sem hospitais, sem escolas, sem tudo, mas sobram políticos desonestos. E esses querem o poder sem saber e sem dizer o que vão fazer de bom para essa cidade. Nada vai mudar porque o caminho desses políticos daí é o empreguismo que é a salvação para galgar os votos, pois são todos incompetentes. e o povo vota neles, rsrsrsrsrsrs.

  7. O MAIS HILÁRIO É QUE O ÂNGELO CHEQUER SEMPRE FICA NA CALADA… INCRÍVEL, E OUTRA … O “CELITÃO” ENTRANDO NA PREFEITURA COMO ENTROU, JÁ ERA DE SE ESPERAR ESSA DESORDEM NA CIDADE. UM DOS PRINCÍPIOS BÁSICOS DA ÉTICA E DA MORAL É SABER PERDER (…) !!!!! QUEM ABRAÇOU, BEIJOU E COLOCOU A MÃO NO FOGO POR ESSE ORDINÁRIO VAI LÁ AGORA LEVANTAR BANDEIRA MANIFESTANDO VAAAI ….

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *