Viçosa é escolhida para sediar Jogos Universitários de Minas Gerais

Os jogos ainda não têm data definida, mas a expectativa é a de que aconteçam entre o final de abril e o começo de maio.


VIÇOSA (MG) – Após 28 anos, Viçosa voltará a sediar os Jogos Universitários de Minas Gerais (JUMs). A decisão foi aprovada no congresso técnico da Federação Universitária Mineira de Esporte (FUME), realizado no último final de semana, em Itajubá (MG), depois que representantes da Associação Atlética Acadêmica da UFV (Luve) apresentaram o projeto para sediar os Jogos.

Quadras de peteca da do Dep. de Educação Física da UFV
Quadras de peteca da do Dep. de Educação Física da UFV

O novo presidente da Luve, Vitor Lana, que tomará posse no dia 5 de fevereiro, conta que a expectativa é receber cerca de 1.200 estudantes de instituições de ensino superior de Minas, públicas e privadas. “A gente acredita que seja de relevância não só para a Universidade, mas também para o município, que vai receber atletas, que irão movimentar o comércio e outras atividades”.

Os jogos vão durar uma semana e contarão com diversas modalidades, como atletismo, judô, caratê, natação, xadrez individual e esportes coletivos em quadra (basquetebol, futebol de salão, voleibol e handebol). As competições vão acontecer na pista de atletismo e no espaço das lutas, dentro do campus da UFV, além da quadra da ASAV e da piscina do Centro de Desenvolvimento Tecnológico Regional de Viçosa para as provas de natação.

Piscina do Centev, onde serão realizadas as provas de natação.
Piscina do Centev, onde serão realizadas as provas de natação.

Com a edição 2014 dos JUMs, a equipe da LUVE pretende aproximar cidade e universidade por meio do esporte. Em relação à competição, o desejo é “receber bem os jogos, fazer essa festa e conquistar resultados, como o de campeão-geral”, declara Vitor. Vale lembrar que a Luve constantemente figura entre as três maiores de Minas Gerais.

Os JUMs 2014 ainda não têm data definida, mas a expectativa é a de que aconteçam entre o final de abril e o começo de maio.

Para o chefe da Divisão de Esporte e Lazer, professor Próspero Paoli, o fato de Viçosa sediar os JUMs “representa uma grande responsabilidade e é uma demonstração clara de que administração superior da UFV apoia decisivamente as ações na área do esporte”. Em sua opinião, “a Luve é uma das favoritas para alcançar vitórias e títulos na maior competição universitária de Minas Gerais, o que garantirá vaga para os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs). Vamos receber todos com muita alegria e, com certeza, com uma organização de alto nível”.

Outros planos

Em 2014, os trabalhos da Luve estão sendo mais voltados para a cidade, de forma que a equipe se consolide em Viçosa. Dentre os objetivos estão uma corrida, aberta a quem quiser participar, um torneio com todas as modalidades coletivas da Luve para os alunos e finais de semana em que as práticas de esporte sejam incentivadas como lazer.

Viu um erro? Avise-nos!

ATENÇÃO: Este conteúdo pode ser publicado livremente, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que o Viçosa News
seja citado como fonte, remetendo para o site do web jornal: www.vicosanews.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *