Conferência de Políticas sobre Drogas de Viçosa elegeu delegados para etapa estadual

Os representantes viçosenses levarão 15 propostas para a VI Conferência Estadual, que ocorrerá no período de 6 a 8 de novembro


Delegados eleitos para representar Viçosa na etapa estadual
Delegados eleitos para representar Viçosa na etapa estadual

Viçosa (MG) – A I Conferência Regional de Políticas Públicas sobre Drogas de Viçosa, realizada nos dias 20 e 21 últimos, e que teve como tema : “Políticas Sobre Drogas: Avanços, Desafios e Perspectivas”, reuniu representantes da sociedade civil organizada das cidades de Canaã, Cajuri, Coimbra, Guaraciaba, Paula Cândido, São Miguel, Teixeiras e Viçosa. A realização foi do Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas de Viçosa (COMAD), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Viçosa.

No encontro, foram eleitos os delegados representantes de Viçosa e região para a VI Conferência Estadual, que ocorrerá no período de 6 a 8 de novembro, em Belo Horizonte, são eles: Carmen Lúcia Gomide Costa, Mateus Vilker Magalhães e Ulisses Antônio Soares, titulares, representantes do poder público; Marcos Nunes Coelho Júnior e Elizabete Aparecida de Oliveira, como suplentes, representantes do poder público. Andréa de Souza Trindade, Anna Christina de Souza Clímaco Vieira, Eunice Alves Nogueira e Rosana Coelho de Alvarenga e Melo, como titulares, representantes de Conselhos de Políticas Públicas; Antônio Afonso da Cunha e Júlio Alberto Cardoso, suplentes, representantes de Conselhos de Políticas Públicas. Antônio de Pádua Maximiano, Cristina Fontes Araújo Viana, Evaristo Luciano Rosa, João Batista da Costa, Kléos Magalhães Lenz César Júnior, Maria Josely Horta de Azevedo, Solange Martins Antunes Ferreira como titulares, representantes da sociedade civil; Délio Duarte e Leila Maria Sant’ Ana Ferreira e Patrícia de Fátima Pinto, como suplentes, representantes da sociedade civil.

A conferência teve início na sexta-feira, 20, com abertura do evento na Câmara Municipal com a participação da sociedade civil organizada e governamental e com a presença dos representantes do COMAD. A seguir, foi realizada as palestras: “Instalação da Rede – Integração de competências no Desempenho da Atividade Judiciária com Usuários e Dependentes de Drogas”, ministrada por Adriana Fonseca Barbosa Mendes, Juíza e Diretora do Fórum da Comarca de Viçosa; “Violência e Realidade Social com Ênfase em Segurança Pública”, Marcelo Durante Ottoni, professor do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal de Viçosa; “Drogas, Prevenção, Tratamento e Reinserção Social”, Ronaldo Guilherme Vitelli Viana, Superintendente Técnico da Associação de Prevenção, Recuperação e Reinserção Social Terra da Sobriedade e Coordenador Geral do Programa Papo Legal/Diálogos Comunitários para a Prevenção do Uso e Abuso de Álcool e Drogas do Governo de Minas.

Na manhã de sábado, 21, os participantes da Conferência se reuniram no Pavilhão de Aulas II da Universidade Federal de Viçosa (PVB/UFV), para debater sobre a temática das palestras. As sugestões e propostas foram feitas através de três eixos temáticos: “Violência e Realidade Social com Ênfase em Segurança Pública”; “Drogas: Prevenção, Tratamento e Reinserção Social”; e Cidadania e Políticas Públicas.

Na plenária final, os relatores escolhidos em cada eixo, apresentaram as propostas debatidas em ordem de prioridade aos demais participantes. As propostas foram votadas e serão encaminhadas para a etapa estadual da Conferência. No total, 142 participantes devidamente credenciados, ajudaram na construção das 42 propostas, sendo escolhidas 15 delas.

O evento, após pouco mais de 40 dias de muito trabalho e dedicação da equipe organizadora e de todos os envolvidos no processo, superou as expectativas da Presidente da Comissão Organizadora,Cristina Fontes: “o evento surpreendeu de forma agradável com ampla e surpreendente participação da sociedade civil organizada de Viçosa, dos órgãos governamentais e dos representantes dos municípios pertencentes à nossa Comarca e Região, na discussão e elaboração de políticas públicas eficientes sobre drogas, tendo apoio do judiciário local, do ministério público, da defensoria pública, da policia civil e militar de Viçosa”, aplaudiu.

A presidente do COMAD, Anna Christina Clímaco, avaliou como muito positiva esta resposta da comunidade viçosense e universitária, considerando que a Conferência Regional foi um marco histórico para Viçosa. “A Conferência atingiu seus objetivos, tendo sido aprovada com ampla quantidade de assinaturas, a moção de apoio à instalação da rede de atendimento aos usuários de drogas, na Comarca de Viçosa, voltada para prevenção do uso de droga, tratamento e reinserção dos usuários”, afirma a presidente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *