Campanha de Vacinação contra Brucelose continua em Viçosa

A imunização contra brucelose é dada uma única vez em bovinos, mas somente nas fêmeas com faixa etária entre 3 e 8 meses


A campanha vai até o fim do ano de 2013

O veterinário do Departamento de Agricultura e Pecuária, Guilherme Comastri informou que a aplicação só pode ser feita por um profissional, devido a vacina ser atenuada, ou seja, possui o vírus inativo e ser altamente contagiosa. A imunização contra brucelose é dada uma única vez em bovinos, mas somente nas fêmeas com faixa etária entre 3 e 8 meses.

A Brucelose é uma doença contagiosa causada por uma bactéria (brucella) podendo causar aborto, nascimentos prematuros e baixa produção de leite nos animais. A transmissão da brucelose entre bovinos ocorre por via oral e genital. A doença pode ser transmitida ao homem por intermédio do leite e seus derivados, causando febre, suor intenso e perda de peso.

No momento da vacina, as bezerras deverão ser marcadas com a letra V, acompanhada do algarismo final do ano da vacinação, no lado esquerdo da cara, de acordo com o Regulamento Técnico do Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e da Tuberculose Animal.

Outras informações pelo telefone (31) 3892-6249.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *