UFV

Pela primeira vez UFV é listada entre as cem melhores universidades do mundo em ciências agrárias

UFV está entre as cem melhores universidades do mundo em ciências agrárias e florestais


Campus UFV / Foto: Claudio F. Lima

Campus UFV / Foto: Claudio F. Lima

A empresa inglesa QS World University Rankings divulgou, nesta quarta-feira (8), o ranking, por área, das 200 melhores universidades do mundo (QS World University Rankings by Subject). Pela primeira vez, a  UFV está entre as “TOP 100” em ciências agrárias e florestais. A QS produz rankings universitários para subsidiar empresas e instituições na busca por profissionais qualificados. Este ano foram avaliadas 2858 universidades em todo o mundo. Apenas 678 foram ranqueadas.

Para a reitora da UFV, Nilda de Fátima Soares “este resultado é muito importante para a UFV porque é fruto de um trabalho coletivo, de um esforço constante de professores, estudantes e servidores técnico-administrativos no processo de internacionalização da Universidade”.

O ranking foi estabelecido a partir de questionários enviados às universidades e considerou itens como número de alunos, qualificação e dedicação de professores, número de estudantes e professores em intercâmbio internacional e citações de pesquisas em periódicos internacionalmente reconhecidos.

Por Léa Medeiros, do Portal UFV

About these ads

Discussão

25 comentários sobre “Pela primeira vez UFV é listada entre as cem melhores universidades do mundo em ciências agrárias

  1. Fiz meu mestrado na UFV e tive o professor Tuneu Sediama como colega e a professora Nerina Marques com minha orientadora e querida amiga durante o tempo que estive nessa respeitada Universidade. Como são tantas pessoas importantes que conheci nesse belo Campus prefiro não citar para não esquecer de alguém,portanto carrego a bagagem cultural dessa grande Universidade.

    Curtir

    Publicado por Anésio Mendes de Sousa | 19/07/2014, 13:26
  2. A Universidade Federal de Viçosa é um dos maiores e mais reforçados cabides de empregos do Brasil. Talvez seja a universidade onde o corporativismo seja mais escandaloso, com pseudo-professores falando borracha o tempo todo nas aulas e exigindo todo o respeito das vítimas de sua imbecilidade. No cabide de emprego Universidade Federal de Viçosa os alunos não são educados para serem cidadãos: eles são domesticados para abaixarem as cabeças e jogarem o jogo de quem domina a situação, caso contrário não arranjarão trabalho após formados. Talvez a UFV seja o cabide onde há maior número de mulheres de professores, filhos de professores, parentes de ex-reitores, apadrinhados de “políticos”, e de pessoas de “conduta ilibada” dos clubes de serviço (Lions e Rotary) mamando a grana da plebe rude desprotegida. E ainda pregam uns avisos nas seções e nos departamentos ameaçando de prisão quem destratar os “funcionários da instituição” mantida pelo resto do dinheiro que os “políticos” não conseguem carregar nas quebradas da noite e nos conchavos. UNIVERSIDADE de verdade é outra coisa.

    Curtir

    Publicado por Paulo Cezar Paz | 15/09/2013, 7:02
  3. Me orgulho de ter estudado nesta Universidade, sou Agrônoma e me considero uma profissional bem sucedida. Sou muito grata aos meus mestres e a esta instituição onde estudei desde a Graduação ao Doutorado e isso só foi possível devido devido ao ensino gratuito e de qualidade que recebi. Sou muitíssima grata!!! Fico muito feliz em ver estes resultados.

    Curtir

    Publicado por Ellen Rúbia Diniz | 17/08/2013, 12:35
  4. ATENCAO moro fora do brasil e fico muito estarrecido quando vejo por exemplo aquele banheiro da UFV todo quebrado e totalmente sujo que mais parece um chiqueiro de porcos doentes, isso observo a muitos anos, ai quando vejo la em toquio umas colegiais indo aos domingos lavar sua própria escola esfregar os banheiros ate quebrar suas unhas considerando que poderiam ate pagar alguém para fazer isso, percebo que la tem além de ter mais civilidade aprendem boas maneiras e se dispõe ao trabalho para vivificar a resilencia e o patriotismo, quando vejo um UFV sendo elogiada e comparo com minha experiência de diciplina vista la no japao, penso que essa turma estão dormindo e vivem como mendigos de cultura que sonham que aprendem e os professores sonham que estao esinando algo e pena que isto acontece dentro de uma universidade federal. ACORDA BRASIL( e

    Curtir

    Publicado por roberto | 11/08/2013, 12:07
  5. Parabéns a UFV, um exemplo a ser seguido por outras Universidades brasileiras, pricipalmente num momento em que foi banalizado o ensino superior com uma queda de nivel muito lastimavel.

    Curtir

    Publicado por Paulo Adame Filho | 15/05/2013, 19:10
  6. Parabenizo a UFV por estar onde está. Sou Viçosense, todo meu ensino foi em Viçosa, até o DSc. Pena que alguns setores (deptos) são protecionistas, bairristas e adoram cortar as asas daqueles que querem evoluir. Acham que vão ficar pra trás. Bem, já estão ficando pra trás. Saudade de Viçosa? – só de alguns professores (consigo contar nas duas mãos), amigos e meus pais! Volto aí só pra visitas e festas! A cidade está horrível, a universidade nojenta! Poucos são aqueles que querem voltar ou permanecer aí!

    Curtir

    Publicado por Ricardo | 13/05/2013, 14:07
  7. UFV é um exmplo para muitas instituições que ainda estão em processo de consolidação, pois depois que a gente sai dela que ver como é bem organizada, acho que em tudo, desde a graduação até o Pós-Doutorado, passando por uma formatura mágica que ajuda a organizar os alunos em forma de sociedade…sou da área de Agrárias e tudo que aprendi a UFV contribui e muito…

    Parabéns

    Curtir

    Publicado por Carlos Augusto | 12/05/2013, 21:31
  8. “Fazer o melhor com o que se tem até que se tenha algo melhor para se fazer”, e se tem muito: ótimo Campus, Biblioteca, Professores qualificados e um ambiente que estimula o aluno á pesquisa. Minha filha estuda aí e está muito feliz, pois pode enxergar um futuro melhor para ela e para o nosso País. Parabéns a todos que se dedicam ao ensino em uma universidade pública, principalmente, pois vocês estão formando os cidadãos que logo tomarão seus lugares, num País melhor e mais justo. Para aqueles que somente pensam na aposentadoria vitalícia, espero que se aposentem logo e deixem o lugar para os que citei na frase anterior.

    Curtir

    Publicado por Jorge Kuntz | 11/05/2013, 8:35
  9. de 1977 a 1981 foi o periodo que fiz agronomia na UFV, uma fantastica infraestrutura, bons mestres, lindo campus, a maior bibliteca de agrarias da america latina,
    na epoca havia 700 professores com mestrado e doutordo, muitos em PURDUE estados unidos. E um orgulho para o BRASIL e uma eterna inspiraçao para mim e tantos que por lá tiveram a felicidade de passar…

    Curtir

    Publicado por PAULO CESAR HIDALGO | 11/05/2013, 7:29
  10. Parabéns, UFV e UFVRP com certeza estão no ranking das melhores universidades do mundo, eu que o diga pois tenho filho formado nesta instituição e tenho muito ORGULHO!!!! PARABÉNS A TODOS!!!

    Curtir

    Publicado por MARIA DOS PASSOS DURÃES | 10/05/2013, 22:17
  11. Parabéns, UFV e UFVRP com certeza estão no ranking das melhores universidades do mundo, eu que o diga pois tenho filho formado nesta instituição e tenho muito ORGULHO!!!!

    Curtir

    Publicado por m | 10/05/2013, 22:08
  12. Tenho muito orgulho de ter me formado na UFV (1975, Karrasco). E não menos orgulho de, hoje, ser professor (quase aposentado) na UNESP (Universidade estadual Paulista Julio de Mesquita Filho) que figura entre as 50 Top no mesmo ranking…Parabéns às duas ( e às outras também). Pedro

    Curtir

    Publicado por Nilde Mendes Dos Santos | 09/05/2013, 22:09
  13. Parabens A UFV. Tenho orgulho de ter formado na UFV e ter voltado para o Doutorado com conceito 7 na capes. E não é porque os alunos se divertem e bebem que não trabalham. Muito enganado quem pensa que estudante só pensa em farra. Somos jovens e também responsáveis!!! Farrei muito, bebi muito e hoje sou estudante de doutorado de um dos programas mais concorridos na área de Ciências Agrárias do Brasil. TENHO ORGULHO DA UFV, e sim ela precisa melhorar cada dia mais com empenho de todos e boa gerencia de recursos!!! Melhorar em tudo e em todas as áreas porque existe ainda muito área deficiente, principalmente as das humanas.

    Curtir

    Publicado por Fabiana | 09/05/2013, 15:37
    • Não digo que a UFV só tenha beberrões, pelo contrário, tem grandes alunos. Mas poderia ser melhor. Da grande maioria que convivo diariamente, 80% se preocupam com as festas e bagunças que estão por vir do que com uma pesquisa, bolsa ou intercâmbio. Tem meios, estão em uma universidade altamente conceituada e não aproveitam. O que falta? Recursos não, pois a UFV não é abandonada. Alunos de USP e UNICAMP festejam sim, mas têm uma vivência mais acadêmica (algo que não é muito cultivado aqui) que os daqui, falo isso por conhecer gente desse pólo e sonhar que um dia nossa universidade esteja ainda melhor. Os números falam por si, não sou eu.

      Curtir

      Publicado por Antônio | 09/05/2013, 21:19
      • Pois é pontos de vista…..normalmente quem está dentro não sabe o que é ser UFV lá fora!!! Somos respeitadíssimos…..e vamus conviver com os “concorrentes” e verás que nossos erros são iguais ou até menores, porém é fato e comprovado a aquisição e gestão de recursos melhores lá do que aqui! E nem todos tem perfil de pesquisadores, e graças a Deus pois fazemos pesquisa para o campo, sem os consultores (ex alunos) no mercado de trabalho não precisaria de pesquisa!!! Olhe o Enade ele fala por si só! Desculpe, não concordo com sua posição!

        Curtir

        Publicado por Fabiana | 09/05/2013, 22:31
  14. Parabéns à UFV! Mas como já dito abaixo, ainda pode melhorar, dada a grandeza da universidade. Se nossos estudantes tiverem menos cabeça de micareteiro e pensarem menos em farra e cachaça e dedicar mais tempo à pesquisa e produção de artigos, poderemos ir tão bem quanto os paulistas da USP e UNICAMP (que realmente pensam grande). Pensem nisso.

    Curtir

    Publicado por Antônio | 09/05/2013, 9:24
    • Estudei na UFV e hoje estou na USP, posso garantir que os alunos da USP e UNICAMP fazem farra e bebem cachaça tanto quanto qualquer aluno da UFV. A diferença não está nos alunos e sim no nível de investimento (dinheiro público e privado) que as universidades paulista recebem! Produção e pesquisa está diretamente ligada ao nível de qualidade dos projetos dos PROFESSORES e da capacidade de laboratório e equipamentos que o departamento tem para realizar as pesquisas!!!!

      Curtir

      Publicado por Elloreta | 09/05/2013, 12:52
      • concordo com Elloreta completamente. Aqui na UFOP acontece o inverso. A universidade tem dinheiro pra caralo, que é mal gerido e os estudantes só querem saber de farra. Estudei na UFV e sei que uma das mágoas nossas era exatamente não termos recursos para melhorar nossa produção ai9nda mais!

        Curtir

        Publicado por Eduardo Perovano | 09/05/2013, 14:11
    • Concordo. NAO podemos nos encher de ufanismo e achar que a UFV é a melhor! Esqueceram-se de mencionar que as PAULISTAS estão todas na nossa frente. Será porque? A UFV é uma boa Universidade sim, mas padece do mal de estar localizada onde está. Tem coisas básicas aqui que são inadmissívei: um PVA caindo aos pedaços, banheiros nojentos, biblioteca obsoleta…. sei não.

      Curtir

      Publicado por Pedro carlos | 10/05/2013, 21:16
  15. Orgulho de ser EAA/UFV! Mas poderia ser ainda melhor, muita coisa pode ser melhorada, só falta um pouco mais de empenho e objetividade por parte de alguns professores e da administração.

    Curtir

    Publicado por Carlos | 09/05/2013, 9:12
  16. O que q os servidores técnicos-administrativos contribuíram pra isso? Tomaram cafezinho enquanto tinham que estar trabalhando?

    Curtir

    Publicado por Luis Cláudio Costa | 09/05/2013, 8:46
    • Concordo que se está bom poderia ser melhor, sempre é possível. Mas se os funcionários só tomassem cafézinho a UFV não seria tão boa. Fui professora lá e me orgulho de ter sido. Bons tempos junto aos alunos da graduação e às crianças dos programas de extensão à comunidade. Parabens UFV e que outros departamentos sigam os exemplos dos departamentos premiados!!!

      Curtir

      Publicado por Vera Lucia Simões da Silva, Phd. | 09/05/2013, 13:04