Terminou o II Fórum de Desenvolvimento de Viçosa e Região

Decisões e propostas apresentadas no Fórum serão apresentadas em breve


O II Fórum de Desenvolvimento de Viçosa e Região foi promovido pela ADEVI- Agência de Desenvolvimento de Viçosa – aconteceu nos dias 26 e 27 de abril com o tema “PPA- Planejamento Plurianual”.

O Fórum teve por objetivos subsidiar o Plano Plurianual do Município, a partir do exercício da cidadania deliberativa. Como resultado, teve como objetivo informar prioridades da sociedade e identificar objetivos coletivos a serem buscados cooperativamente por meio da ação conjunta de organizações não governamentais, empresas privadas e poder público.

No evento estavam presentes agentes públicos, representantes de classes, lideranças comunitárias, profissionais e técnicos de diversas áreas, associações, Sindicatos, Secretarias e Conselhos Municipais e a comunidade acadêmica.

Os debates ocorreram em 5 eixos temáticos: Gestão Pública, Políticas Sociais, Aspectos Físicos e Territoriais e Desenvolvimento Econômico, conforme o Fórum anterior que aconteceu em março de 2012, e esse ano a ADEVI incluiu o Eixo Integração Regional, que tratou das temáticas relacionadas: características regionais; desafios comuns; coordenação regional de atividades públicas e peculiaridades e complementaridades municipais.

Na tarde do primeiro dia do evento ocorreu a mesa redonda “Interação UFV com Viçosa e Região”, o debate foi conduzido pelos convidados:  Aline Werneck – Professora do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFV e membro do Conselho Administrativo da ADEVI; Cristiano Moreira Machado- Prefeito de São Miguel do Anta; Gumercindo Souza Lima- Pró-Reitor de Extensão e Cultura da UFV e Paulo Márcio de Freitas – Diretor Presidente da ADEVI. Na oportunidade os participantes puderam interagir e direcionar sugestões de acordo com a temática.

A abertura oficial do evento aconteceu na noite do dia 26 e contou com presenças ilustres como Fernando Tenório – Professor Titular da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas (EBAPE) da Fundação Getulio Vargas (FGV) e Otávio Silva Camargo – Diretor da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI). Os palestrantes esclareceram como “Como o cidadão pode interagir com o Planejamento Plurianual e com o desenvolvimento da região”.

No dia 27, aconteceram os debates que foram realizados com os cinco eixos temáticos, o objetivo do trabalho dos grupos foi identificar por meio das prioridades dos cidadãos e da região presentes no II Fórum, que o poder público deve considerar na formulação do PPA.

Encerrado os trabalhos, uma comissão relatora composta por professores, mestrandos e estudantes do Departamento de Administração e Contabilidade da UFV foi encarregada de sistematizar as decisões e propostas apresentadas com vista a produzir o documento final que será ser divulgado para a comunidade e servirá de roteiro para o acompanhamento das ações dentro do horizonte das metas fixadas.

Os resultados estarão disponíveis no portal “Fórum Permanente de Desenvolvimento de Viçosa”, que contém todos os temas abordados e permitirá a discussão da população, que poderá fazer críticas e sugestões para que o Planejamento Estratégico seja monitorado, atualizado e seguido.

De imediato o próximo passo da ADEVI será em parceria com a AIESEC Viçosa e CECCO Consultoria Contábil – e no mês de maio de 2013 lançarão o Programa de Capacitação chamado Terceiro Setor Responsável, voltado para as Entidades e seus agentes.

O programa irá abranger questões administrativas, financeiras, jurídicas e de gestão. As vagas são limitadas e poderão participar até 2 membros por instituição.

A capacitação será ministrada em encontros quinzenais, no espaço de treinamento da Casa do Empresário das 14:00h ás 18:00h, onde os participantes e instituições serão certificados após avaliação.

As inscrições serão feitas através do preenchimento da ficha de inscrição, que deve ser entregue na Casa do Empresário na Rua Dr. Milton Bandeira nº 215 – Centro ou enviadas pelo e-mail terceirosetorvicosa@gmail.com.

Veja algumas fotos do evento:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *