CenTev/UFV promove parcerias na área de sanidade animal e controle de qualidade e segurança alimentar

Em 2014, Viçosa será a sede do Innovet – Conferência Internacional de Veterinária e Agropecuária


DSC_0949Nos dias 22 e 26 de abril foi realizado o workshop de apresentação do Innovet – Conferência Internacional de Veterinária e Agropecuária, em Viçosa (auditório do CenTev/UFV) e em São Paulo (auditório do Ministério da Agropecuária e Abastecimento), respectivamente. Visando a difusão do conceito e objetivos do Innovet 2014, o workshop contou com a participação de importantes membros da organização do evento como Donovan St.Hilaire, representante do Technopole de Saint-Hyacinthe e Gilles Bourdoiseau, diretor do departamento de veterinária de Lyon. Donovan St.Hilaire, frisou em sua apresentação que além de parcerias, o Innovet comprovadamente atrai investimentos internacionais diretos, favorece a criação de Spin-Offs, transferência de tecnologias e promove iniciativas para melhorar as práticas da indústria em prol da salubridade dos alimentos. O Innovet funciona como uma ponte de negócios e a escolha de Viçosa, segundo Donovan, se deu em função da “estrutura única que o Parque Tecnológico do CenTev/UFV  oferece,  ao Departamento de Veterinária reconhecido internacionalmente e a energia que a cidade possui para criar Spin-Offs ”.

O Innovet é a Conferência Internacional de Veterinária e Agropecuária que ocorre na cidade de Saint-Hyacinthe no Canadá desde 2004. A Iniciativa para a criação deste encontro foi da St-Hyacinthe Technopole e da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Montreal. A cidade de Saint-Hyacinthe abriga o evento há cinco edições, pois possui alto potencial para o desenvolvimento da Biotecnologia Agroalimentar, Veterinária e Agroambiental. Desde a sua fundação o Innovet tem como objetivo principal o fomento à parcerias entre academia e empresas, visando a expansão e difusão de pesquisas científicas voltadas para sanidade e produção animal e apresentação de pesquisas inovadoras.

Pretendendo uma maior internacionalização do evento, em 2013 o Innovet acontecerá em Lyon na França e em 2014 em Viçosa, Brasil. Esta última acontecerá resultante de uma parceria entre o Departamento de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Viçosa (UFV), Parque Tecnológico da cidade e a St-Hyacinthe Technopole. Serão cinco dias de atividades, com apresentação de assuntos e temas relacionados à cadeia produtiva dos alimentos, com especial atenção à sanidade e produção animal. O encontro tem como público representantes de empresas e centros de pesquisa, gestores de empresas da cadeia agropecuária, investidores e representantes do governo.

A abertura do workshop Innovet foi realizada por Diogo Domingues Carvalho, assessor da Superintendência de Inovação Tecnológica, SINT. Diogo procurou expor a situação do setor da inovação em âmbito nacional e regional e os programas de incentivo realizados pelo governo de Minas Gerais. Diogo evidenciou que as incubadoras mineiras já são reconhecidas em todo Brasil pela qualidade de seus programas de incubação.

Em seguida, a professora Elza Fernandes Araújo da assessoria adjunta de inovação Fapemig, falou sobre as estratégias necessárias para que se haja interação entre universidades e empresas. Elza ressaltou a importância do governo, indústria e centro de pesquisa em se conhecer e fazer uma gestão adequada sobre a propriedade intelectual por meio de patentes.

Sobre o Centro Tecnológico de Desenvolvimento Regional de Viçosa, a professora Adriana Ferreira de Faria, diretora executiva do CenTev/UFV, explicitou o papel da instituição como elemento aglutinador entre a Universidade, Spin-Offs acadêmicas e pequenas e grandes empresas de base tecnológica. A estrutura administrativa do CenTev consegue envolver todos estes parceiros já que inclui a Central de Empresas Juniores, a incubadora, o parque tecnológico e Núcleo de Desenvolvimento Social e Educacional. Adriana disse que o CenTev foi criado para ser uma ponte entre a Universidade Federal de Viçosa e a sociedade por meio de incentivos ao empreendedorismo na área da inovação e tem conseguido bons resultados.

O Innovet 2014 acontecerá em outubro de 2014 e, segundo Luis Augusto Nero, representante do departamento de veterinária da UFV, a organização espera cerca de 200 participantes. Ainda segundo o professor, será um grande desafio organizar este evento de abrangência internacional, mas ele propiciará o momento que Viçosa terá para debater ideias e trocar experiências entre grandes atores do setor de sanidade animal e controle de qualidade e segurança em alimentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *