Sisu: Na UFV, 54% dos convocados na 1ª chamada se matricularam

Documentação incompleta impediu a matrícula de muitos selecionados


A matrícula dos convocados na primeira chamada do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2013 e dos aprovados na terceira fase do Programa de Avaliação Seriada para Ingresso no Ensino Superior da UFV (Pases III) terminou nesta terça-feira (22). Matricularam-se nos três campi da UFV 1.436 estudantes. Esse número corresponde às expectativas da Universidade e está dentro da média do que se registrou na primeira chamada de 2012.

Os estudantes que se matricularam no período da tarde no campus Viçosa da UFV foram recepcionados pela reitora Nilda de Fátima Ferreira Soares e pelo vice-reitor Demetrius David da Silva, que também conversaram com alguns pais dos futuros alunos. De acordo com a reitora, a recepção foi para que calouros e pais pudessem se sentir tranquilos e confiantes em relação a tudo aquilo que a Universidade oferece.

“Sabemos a alegria que é e o marco que fica neste primeiro dia, que é o da matrícula. Por isso, queríamos desejar aos nossos futuros estudantes que sejam muito felizes dentro da Universidade. E aos pais, que chegam aqui meio ansiosos, sem saber como será a vida de seus filhos, queríamos dar a certeza de que eles terão, em quatro ou cinco anos, um período de muito estudo, aprendizado e de uma convivência harmônica dentro da instituição”, disse a reitora.

Uma das estudantes recebidas pela professora Nilda foi Danúbia Vilar Gomide, que irá cursar Geografia na UFV. Ela tem em comum com a reitora o fato de ter estudado na Escola Estadual Dr. Raimundo Alves Torres. Para a estudante, ser selecionada para a UFV é um sonho de muitos viçosenses e ela está orgulhosa de agora pertencer à Universidade e ajudar a construir sua história.

Claunice das Dores Cota, tia de uma das calouras do curso de Física, se disse muito bem recepcionada: “achávamos que ela iria fazer a matrícula e que nós iríamos ficar do lado de fora esperando. Esse acolhimento foi muito gratificante”.

Avaliação da matrícula

Na avaliação da administração da UFV, o processo de matrícula, em geral, foi tranquilo. A decisão do Ministério da Educação (MEC) em realizá-la em três dias e a metodologia da UFV de dividi-la em seis grupos de cursos, em turnos diferenciados, evitaram que se formassem longas filas. Contudo, o pró-reitor de Ensino, Vicente de Paula Lelis, chama a atenção para um problema verificado durante a matrícula: a documentação incompleta dos candidatos cotistas, que concorrem pela Lei 12.711/2012.

A recomendação para os estudantes que se matricularão na UFV, na segunda chamada do Sisu e do Pases, nos dias 1º, 4 e 5 de fevereiro, é que leiam com mais cuidado o edital, onde está disponível a relação completa dos documentos necessários. O edital pode ser conferido no site da Diretoria de Vestibular e Exames.

Novas datas

De acordo com o calendário do MEC, a lista de selecionados na segunda chamada do Sisu e do Pases será divulgada no dia 28 de janeiro. A matrícula ocorrerá nos dias 1º, 4 e 5 de fevereiro. Vale lembrar que os candidatos que não forem selecionados nas duas primeiras convocações do Sisu poderão aderir à lista de espera, de 28 de janeiro a 8 de fevereiro. Mas eles somente poderão integrar essa lista na instituição e no curso escolhidos em sua primeira opção.

A Pró-reitoria de Ensino da UFV destaca que, nas duas primeiras chamadas divulgadas pelo MEC, a média de preenchimento de vagas na UFV e no país tem sido de 50%. Por isso, recomenda que os candidatos não deixem de se inscrever na lista de espera, mesmo se não tiverem uma boa classificação.

Mais informações estão disponíveis na página do Sisu.

php6VGdwz_18029

Matéria: Adriana Passos
Fotos: Daniel Sotto Maior

Um comentário sobre “Sisu: Na UFV, 54% dos convocados na 1ª chamada se matricularam

  1. Nem a documentação completa os concorrentes pela Lei de Cotas trouxeram.. francamente.. as cotas destruirão não só a UFV, mas TODAS as universidades Federais.. por um ensino básico de qualidade já ! Contra essa política paleativa ! Exigimos mudanças concretas ! Estudante que faz 30% do ENEM e é aprovado NUNCA conseguirá fazer 60% dentro de uma faculdade ! Basta de demagogia do governo ! A transformação precisa ser real !

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *