SAAE apura denúncia de descarte de lixo irregular

Conforme noticiado nos jornais, a estrada que chega ao alto de Nova Viçosa e saída para Airões tem nas suas margens uma grande quantidade de entulhos depositados. Uma equipe do SAAE esteve no local para registrar o fato e confirmou que o espaço está sendo usado de forma irresponsável por parte de pessoas que querem se livrar do seu lixo e estão despejando restos de construção, material de reformas e até mesmo ossos e carnes piorando a situação, atraindo moscas para o local.

lixo 02Na vistoria, os servidores do SAAE constataram também que o descarte de pedaços de peças de informática e restos de embalagens estão entre os entulhos, o que torna o local de fato um depósito de lixo. Viçosa tem uma lei específica para tratar desta questão (Lei 1.254/98, que regulamenta o descarte de lixo e prevê penas de acordo com a legislação ambiental para aqueles que espalham sujeira no Município). Por isto, o SAAE vai tomar providencias no sentido de colocar placas no local informando aos desavisados sobre a Lei.

Conforme já anunciado, pelo Secretário de Obras, será feita uma limpeza no local e a fiscalização vai concentrar atenção nestes locais. O SAAE fixou placas em outros locais da cidade e na maioria deles o cidadão tem respeitado.  É importante que todos colaborem, nos casos do despejo nas beiras de estrada é importante que o cidadão colabore e anote a placa do veículo que está fazendo o despejo irregular. A denúncia é uma forma de ajudar nesta fiscalização e a pessoa não precisa se identificar.

Descartes

Em nossa cidade, existe uma forma legal para o descarte dos materiais de construção e reformas, que são as caçambas que vão para os “bota-foras”, serviços contratados. Por outro lado, se o descarte for de restos de podas de árvores e móveis, a coleta pode ser agendada com o SAAE pelo telefone 3892-6000.

A Diretoria do SAAE acredita que a parceira entre o setor público e a população é o melhor caminho para controlar a utilização irregular de áreas públicas. As denúncias, que não precisam ser identificadas, podem ser feitas pelos canais: 3892-6000 e no site do SAAE – Fale conosco.

Mais contêineres de lixo

contO SAAE adquiriu mais 400 contêineres de lixo, com isto, mais bairros vão receber estes equipamentos que podem melhorar o aspecto da nossa cidade e dar mais segurança para o cidadão no descarte do seu lixo. Mas, os fiscais do SAAE estão percebendo que estes recipientes também estão sendo utilizados para o descarte de material de reforma. “Isto é errado, porque compromete a estrutura do contêiner, com excesso de peso na hora de fazer o transporte para o caminhão, além de causar danos nos mecanismos de compactação dos caminhões”, alerta o diretor de Limpeza Pública do SAAE, Geraldo Fausto.

Até agora o SAAE já investiu R$ 326 mil na compra de 683 contêineres e poucos foram depredados, o que gerou ocorrências policiais e em alguns casos os vândalos foram identificados e os cofres públicos ressarcidos. A depredação destes contêineres gera prejuízo para o município e compromete o serviço dos agentes de limpeza urbana. Os recipientes têm encaixe no equipamento do caminhão da coleta, para aliviar o peso e facilitar o trabalho dos servidores.

São 270 contêineres de 240 litros e mais 130 de 1.000 litros. Os servidores do SAAE do Setor de Limpeza Pública estão numerando os coletores de lixo para o melhor controle destes.  De acordo com o diretor de Limpeza Pública, os contêineres estão sendo distribuídos de acordo com a demanda: “estamos dando prioridade a uma lista que temos de solicitações da população em relação aos coletores de lixo”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *