Farmácias Públicas passam a funcionar em um só endereço em Viçosa

Três farmácias públicas atendem em um mesmo endereço em Viçosa, na Rua Francisco Machado, nº 47, na antiga sede do IMAS: a farmácia do Sistema Único de Saúde (SUS), também chamada básica; a complementar, mantida pelo Município e a de alto custo, sob responsabilidade dos governos estadual e federal. Cada uma delas oferece cerca de 150 medicamentos para diferentes enfermidades.

rua
As farmácias estão funcionando na rua Francisco Machado, nº 47, centro de Viçosa

Outra informação da Técnica de Farmácia é a de que, em algumas ocasiões, o medicamento solicitado não está à disposição da farmácia e é necessário esperar a entrega do mesmo pela empresa vencedora da licitação. Quanto ao caso específicos de pacientes diabéticos, ela lembrou que o fornecimento de fita para medição de glicose, do glicosímetro e da insulina são de responsabilidade do Governo Estadual, ficando o Município responsável pelo fornecimento das seringas. Como todo o material do Estado vem unicamente para os pacientes cadastrados, um caso novo tem que aguardar todo o trâmite. Há também a questão de atraso na entrega, o que pode comprometer o atendimento.

Heluzza ainda lembrou que o fornecimento de medicamentos por parte dos governos de Minas e Federal é baseado na população segundos dados oficial do IBGE, onde a de Viçosa é estimada em 76 mil habitantes. Como as farmácias também atendem à chamada população flutuante (cerca de 20 mil pessoas), o medicamento fornecido, por vezes, é insuficiente.

A serviço do cidadão

Para melhor atender aos pacientes, as farmácias da Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Viçosa, que funcionavam na Policlínica e na sede da Secretaria, no Colégio de Viçosa, passaram a atender no atual endereço, na antiga sede do IMAS, a partir do início de outubro de 2011. O principal motivo da mudança foi o de melhorar o atendimento aos usuários, com o oferecimento de um espaço mais amplo, confortável e dentro dos padrões exigidos pela Vigilância Sanitária. Os benefícios da mudança foram muitos, porque, além de o imóvel estar situado no centro da cidade, ele fica a poucos metros da sede atual da Policlínica (antigo Centro de Saúde da Mulher e da Criança), onde o paciente pode pegar os remédios imediatamente após a consulta.

Lamentável

Heluzza considerou lamentável o episódio envolvendo o paciente Francisco Carlos Silva de Paiva, na última semana, fato que gerou um boletim de ocorrência da Polícia Militar e posterior prisão do autor. Ela disse que o referido senhor já chegou alterado na farmácia e, ao receber seu medicamento, já que estava com a receita em dia, disse que só sairia do local após receber o medicamento de sua filha Patrícia, que é o mesmo. Só que a receita da filha estava datada do último mês de setembro, e o fornecimento de remédios de uso controlado tem um prazo estipulado em 30 dias. Ou seja, fornecer o medicamento nesse caso, com uma receita datada há mais de quatro meses é considerado crime. Uma solução sensata, disse ela, seria a do senhor Francisco emprestar uma caixa de seu medicamento à filha, até que ela conseguisse uma receita atualizada.

A partir da resposta de que o medicamento não poderia ser fornecido, Francisco passou das palavras ao fato, jogou a receita sobre o balcão e começou a distribuir murros pelo ambiente até quebrar vidros da janela, sempre gritando e ameaçando a técnica. Sem outra alternativa, a Polícia Militar foi acionada e, mesmo na presença dos agentes, as ameaças não cessaram. Assim, Francisco foi preso, entre outras razões, pela depredação de patrimônio público, que é crime previsto em leis.

Heluzza disse ainda que esta não é a primeira vez que o paciente provoca tumulto no local, inclusive incentivando outros pacientes a fazerem o mesmo. “Felizmente, a maioria dos pacientes entende o nosso objetivo de prestar sempre um melhor atendimento e são sempre cordiais quando nos procuram em busca de um medicamento”, concluiu.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *