Campanha Outubro Rosa continua no próximo dia 10 em Viçosa

Atividades serão realizadas em mais quatro unidades de saúde

O dia D de prevenção contra o câncer de mama e colo de útero da Campanha Outubro Rosa tem continuidade no próximo dia 10 de novembro, das 8h às 17h, nas Unidades Básicas de Saúde de Bom Jesus, Santa Clara, Santo Antônio I e Novo Silvestre.

A chefe do Departamento Operacional Básico da Secretaria de Saúde, Maria Raquel Quintão Rodrigues Miranda, disse que foi altamente positivo o resultado do início dos trabalhos, realizados no último sábado (27) nas Unidades Básicas de Saúde de Amoras, Cachoeirinha, João Braz, Nova Era, Nova Viçosa, Posses, Santo Antônio II, São José do Triunfo, São Sebastião e Silvestre.

No total, foram realizados 130 exames clínicos das mamas e 130 coletas de preventivo. Desse total, 68 mulheres entre a faixa etária de 45 a 69 anos foram encaminhadas para realização de mamografia. Raquel considerou o resultado uma mostra de que a população está se conscientizando sobre a importância da prevenção do câncer de mama e colo de útero, aumentando a chance de cura.

O Outubro Rosa tem como objetivo conscientizar a todos sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama e aumentar as chances de cura, destacando a importância da mobilização social e conscientização da prevenção da doença. O desafio é sensibilizar a população de que é possível evitar grande parte dos tumores com mudanças no estilo de vida e ainda alertar que, com detecção precoce e o tratamento correto, mais de 90% dos cânceres tem cura.

A chefe do Departamento lembra que toda mulher na faixa etária entre 45 a 69 anos poderá solicitar a requisição de mamografia nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e na Policlínica Municipal de Viçosa e marcar sua mamografia diretamente no Centro de Imagem, à Praça do Rosário nº 3 – 3º andar – Centro, sem necessidade de pedido médico, somente com a requisição devidamente preenchida. As mulheres fora dessa faixa etária deverão ter a solicitação médica para realizar o exame.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *