Prefeitura, Câmara e UFV discutem atividades culturais e de lazer em Viçosa

Nesta terça-feira (27), estiveram reunidos, na Prefeitura de Viçosa, a reitora da UFV, Nilda de Fátima Ferreira Soares, o prefeito Celito Sari e o presidente da Câmara de Vereadores, João Batista Teixeira, para discutirem ações no sentido de ampliar a oferta de produções de cultura e de lazer na cidade.

Durante a reunião, a reitora informou que a UFV criou recentemente uma Diretoria de Cultura para estimular a promoção de eventos. A Diretoria integra a Divisão de Assuntos Culturais (DAC), da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PEC). “Já estamos desenvolvendo uma série de ações para incentivar a promoção de cultura, esporte e lazer na instituição. Agora, pretendemos ampliar a parceria com a Prefeitura e a Câmara Municipal para que, juntos, possamos buscar mecanismos de incentivo para a promoção de atividades culturais na nossa cidade”, disse a reitora.

A reitora explicou ainda que a Diretoria de Cultura já vem realizando o planejamento anual e organizando o calendário cultural para articular parcerias internas e externas à UFV, a fim de que as atividades programadas se tornem espetáculos. Já a DAC cumprirá o papel de executar o planejamento, devidamente direcionado pela Pró-Reitoria.

O ano letivo começou com uma série de espetáculos, incluindo Tributo à mulher menina, mãe e avó, que marcou, no dia 10 de março, a estreia do projeto Acústicos UFV, com a performance do músico Renato Rocketh e da banda Mulheres Cantam Beatles. Na semana passada, apresentações dos grupos Êxtase, de Dança Contemporânea e Impacto, de Dança de Rua, foram atrações no espaço Fernando Sabino. Para este sábado (31), está programado o show O amor na obra de Chico Buarque, com o professor Jaime Mello e músicos de Viçosa.

O projeto Acústicos UFV deve permanecer durante todo o ano. Segundo a diretora de Cultura, Ângela Cristina Stringheta, a previsão é a de que haja, em média, um show por mês. Para abril, está prevista a peça teatral A Confissão, baseada no texto de Stephen Belber que deu origem ao filme Tape, em 2001. Sob direção de Walter Lima Jr., a comédia dramática traz no elenco Ângelo Paes Leme, Silvio Guindane e Isabel Guerón, e aborda a química existente entre o amor e o ódio.

 Festas na cidade

A Câmara de Vereadores realizou uma audiência pública no último dia 21 para discussões sobre a realização de festas na cidade e contou com a participação da comunidade viçosense. A cidade tem demonstrado preocupação com as constantes festas promovidas por estudantes. O assunto tem sido debatido em conversas cotidianas, em redes sociais, nas mídias locais e em reuniões da Câmara. Nesta terça-feira (27), houve um balanço na reunião da Câmara de Vereadores sobre os encaminhamentos da Audiência Pública que discutiu o assunto na semana passada.

As sugestões tratam de alterações no Código de Posturas do Município de Viçosa (Lei nº 1.574/2003), como a inclusão de um capítulo que trate especificamente das festas, a revisão de alguns artigos e a melhor definição do que é isolamento acústico. Além disso, dentre outras ações, foi abordada a necessidade de se reforçar as campanhas educativas relacionadas ao consumo de álcool; de aumentar a frota de ônibus nos dias de festas e de reformular documentos que definem as proporções de eventos, criando critérios para a concessão de alvará para festas de pequeno, médio e grande porte, bem como a diferenciação entre festas com fins lucrativos e confraternizações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *