Inflação do mês de Janeiro é a maior dos últimos oito anos em Viçosa

A inflação do mês de janeiro, calculada pelo Departamento de Economia da UFV, foi de 2,32%, índice superior ao registrado em dezembro (0,20%). Com isso, o acumulado nos últimos doze meses ficou em 10,47%. Já o custo da cesta básica de alimentação aumentou 7,82% em janeiro.

A inflação em Viçosa registrou, no mês de janeiro, a maior alta desde agosto de 2004. O índice do mês foi de 2,32%, representando acréscimo de 2,12 pontos percentuais em relação ao mês de dezembro de 2011, cujo índice foi de 0,20%.

Dos sete grupos que compõem o IPC, cinco tiveram impactos relevantes para o aumento do índice geral, como: Habitação (3,27%), Saúde e Cuidados Pessoais (3,06%), Transporte e Comunicação (2,54%), Alimentação (2,31%) e Educação e Despesas Pessoais (1,43%).

A pesquisa sobre a evolução dos preços dos bens e serviços pagos pelos consumidores viçosenses é realizada pelo Departamento de Economia da UFV e conta com o apoio da Fundação Arthur Bernardes (Funarbe) e da Empresa Júnior de Economia (EJESC Jr).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *