Secretaria de Agricultura inicia vacinação contra Brucelose

A Secretaria Municipal de Agricultura (SEAGRI) inicia a Campanha de Vacinação contra Brucelose deste ano em março. Os agricultores de Viçosa, que possuem rebanho bovino e desejem participar desta Campanha, podem inscrever suas bezerras nascidas entre os meses de agosto e dezembro de 2011, conforme o calendário de inscrição abaixo, das 8h às 10h30.

05/03 – Tanque Coletivo de leite do Silêncio

06/03 – Tanque Coletivo de leite de Santa Tereza

07/03 – Tanque Coletivo de leite do Piúna

08/03 – Tanque Coletivo de leite do Paiol

09/03 – Tanque Coletivo de leite do Córrego São João

As inscrições também poderão ser feitas neste mesmo período (05 a 09 de março) diretamente na SEAGRI, na Rua Gomes Barbosa, 803 (fundos do Colégio Viçosa). É necessário apresentar o cartão de cadastro do rebanho no IMA.

Brucelose

A Brucelose é uma doença perigosa tanto para o gado como para o ser humano e não tem cura. Nas vacas, provoca abortos e problemas de reprodução, provocando esterilidade nos touros e maior mortalidade de bezerros que vierem a nascer das vacas contaminadas. Além disso, a Brucelose pode ser transmitida para o ser humano através do leite, podendo provocar aborto, esterilidade e impotência, febre e inchaço nas juntas e nos testículos. Para evitar estes riscos à saúde e prejuízos na atividade, é obrigatório vacinar todas as bezerras entre três e oito meses de idade, sendo que uma única dose protege o animal para toda a vida.

A legislação federal prevê ainda o diagnóstico periódico dos rebanhos para a Brucelose e, caso seja identificado como positivo, o animal deverá ser marcado com um P do lado direito da cara para identificação e posterior eliminação, os quais não podem ser comercializados, acarretando prejuízos ao produtor.

Outras informações na SEAGRI pelo telefone (31) 3892-6249.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *